
Em todo o país, Secretarias Municipais de Saúde estão cadastrando a população para redirecionar as doses remanescentes das vacinas contra Covid-19. A medida busca evitar o desperdício nos casos em que a procura pela imunização fique abaixo do previsto dentro dos grupos prioritários, conforme estabelece o calendário do Ministério da Saúde.
Em Três Lagoas, a xepa da vacina também vem sendo praticada e a Secretaria de Saúde orienta aos interessados que compareçam a uma Unidade de Saúde com um documento oficial com foto. É preciso ser maior de 18 anos.
Conforme forem sobrando doses destinadas aos grupos de risco e da faixa etária em vacinação, os coordenadores das Unidades de Saúde ou locais de vacinação entram em contato imediato com o próximo das listas de espera, dentro dos grupos prioritários.
As pessoas da lista da xepa, serão procuradas pelas Unidades de Saúde apenas em casos em que não for possível conseguir contato com nenhum paciente das listas de espera prioritárias.
Até o momento, o grupo que mais apresentou baixa procura pela imunização contra Covid foi dos que já tomaram a primeira dose, mas que ainda não procuraram as Unidades de Saúde para tomar a segunda dose.
A coordenadora do Setor de Imunização, Humberta Azambuja, reforça que “para que cada vacina tenha eficácia no organismo do ser humano, é necessário respeitar o prazo de 14 dias entre uma aplicação e outra, caso contrário, pode não surtir efeitos”, orienta.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as Unidade de Saúde de Três Lagoas já foram orientadas sobre a necessidade do acompanhamento regular dos prazos de validade dos frascos abertos e que para evitar a perda de doses, os critérios mencionados para imunização das pessoas em lista de espera devem ser seguidos.