Vitória de Anitta no VMA 2022 ratifica que artista já é um nome forte no mercado de música latina

É a primeira vez que um artista do Brasil ganha um Video Music Awards nos Estados Unidos

Aniita posa com o troféu recebido no VMA 2022, o primeiro dado a um artista do Brasil na premiação da MTV norte-americana — Foto: REUTERS / Caitlin Ochs

 ANÁLISE – Com a expansão do YouTube e de outras plataformas audiovisuais a partir dos anos 2010, a MTV deixou de dar as cartas no jogo fonográfico como fazia na década de 1990. Ainda assim, a vitória de Anitta no VMA 2022 é significativa.

Na noite do dia 28 de agosto, a artista carioca saiu do Prudential Center, em Nova Jersey (EUA), com a estatueta de melhor clipe de música latina pelo vídeo do reggaeton Envolver (Anitta, Julio M Gonzales Tavarez, Freddy Montalvoe e José Carlos Cruz, 2021).

É a primeira vez que um artista do Brasil ganha um Video Music Awards nos Estados Unidos. Essa vitória ratifica que a Girl from Rio já tem um nome forte, e indestrutível, no mercado de música latina de língua hispânica e que soube subir cada degrau em escalada internacional iniciada em 2016 através de colaborações com os astros colombianos J. Balvin e Maluma.