“Violento e assustador”: Preta Gil se revolta com ataque a Gilberto Gil e famosos apoiam

Filha do artista se indignou com ataques contra Gilberto Gil, que aconteceram durante o jogo do Brasil, no Catar; agressor gravou as ofensas e intimidação ao cantor, que não reagiu

Preta Gil sai em defesa de Gilberto Gil após cantor ser hostilizado em jogo do Brasil Reprodução/Instagram

Gilberto Gil sofreu um ataque de brasileiros, eleitores do presidente Jair Bolsonaro (PL) derrotado nas eleições presidenciais, durante o jogo do Brasil contra a Sérvia, no Catar. Os homens que agrediram verbalmente o cantor e Flora Gil, sua mulher, gravaram a ação, que viralizou nas redes sociais no sábado (26).

Gilberto Gil, de 80 anos, e a empresária Flora Gil, de 62 anos, se dirigiam à arquibancada quando foram abordados por torcedores brasileiros com palavrões e gritos de “Vamo, Lei Rouanet”, em referência à lei de incentivo a projetos culturais, e “Vamo, Bolsonaro”, em apoio ao presidente Jair Bolsonaro. Eles passaram a frente do casal e seguiram provocando, até que ambos caminharam em direção à arquibancada, quando um dos agressores xingou Gilberto de “filho da puta”. Ambos não responderam aos insultos.

O próprio cantor postou, na manhã deste domingo (27), agradecendo o apoio e a solidariedade de quem mandou mensagens após o caso e disse que torce por um Brasil sem ódio. “Nossos agradecimentos, meus e da Flora, enfim, por essa solidariedade, essa corrente solidária diante dessa agressão, essa coisa estúpida. Enfim, é o terceiro turno, na verdade, né. Os inconformados querendo manter essa coisa do ódio, da agressividade”, disse Gilberto Gil.

No Instagram, Preta Gil se manifestou. “O que aconteceu com meu pai e Flora no dia do jogo do Brasil no Catar, onde foram agredidos verbalmente por um bolsonarista violento é assustador”, começou a cantora, em um post com apenas um texto. “Eu e meu pai pensamos parecido a respeito de conviver com o diferente, estamos acostumados, e mais que isso, tentamos de forma muito civilizada essa convivência sem nos sentirmos ameaçados e tão pouco sem ameaçar! Por muitas vezes ocupamos os mesmos espaços que eles. Eu, meu pai ou Flora jamais em situação nenhuma, iríamos atacar ou xingar um bolsonarista gratuitamente”, explicou.

“Eu realmente acho que nem todo eleitor do Bolsonaro seja a escória da humanidade, mas esse infelizmente é, e o que ele fez com meu pai foi tão agressivo, tão nojento, tão violento que devemos nos revoltar! O bolsonarismo mata e fere, isso tem que acabar!”, pediu.

Apoio na web
Nas redes sociais, diversos artistas compartilharam o vídeo das agressões para identificar quem as cometeu. Luana Xavier se revoltou com o caso. “É revoltante. Qualquer ser humano deve ser respeitado e não pode ser xingado aleatoriamente sem nada ter feito. Mas em se tratando de Flora Gil e Gilberto Gil é ainda mais grave. Gilberto Gil além de ser idoso, o que já exige um respeito maior, é peça fundamental da história e cultura do nosso país. Como alguém consegue atacar pessoas que só falam de amor e afeto? Surreal isso”, postou a apresentadora.

Caetano Veloso compartilhou o vídeo da agressão e pediu punição aos homens: “Meu irmão na música e na vida, Gilberto Gil, foi injuriado por bolsonaristas no Catar. Ele tem 80 anos e estava com sua esposa. Quero prestar solidariedade ao gênio Gil e dizer que nós, os artistas, assim como a verdadeira sociedade, esperamos que os criminosos sejam punidos”.

Fernanda Lima também se manifestou. “Fico imaginando que tipo de criação essa gente teve.. falta de respeito com uma pessoa de idade . E ainda com uma entidade da nossa cultura como Gil… lamentável”, afirmou. João Vicente de Castro pediu justiça na punição dos agressores, enquanto Marisa Orth, Zélia Duncan, Tia Má, Maria Ribeiro, Thaynara OG e mais artistas se solidarizaram com o desabafo.

A ex-BBB e cantora Juliette também deixou a mensagem de apoio para o cantor. “Meu abraço a Gilberto Gil e Flora. Vocês são acolhimento e amor. Não podemos tolerar qualquer tipo de violência, com quem quer se seja. Educação e respeito são o mínimo para uma sociedade melhor”.

Daniela Mercury exaltou o artista e se disse devastada com o que viu no vídeo. “Saí do show há pouco e estou devastada com as agressões que @gilbertogil sofreu no Qatar. Gil é um patrimônio cultural do Brasil. É nosso mestre. É um Deus da música. Toda minha solidariedade a ele. Todos meus esforços para achar o agressor. #GilbertoGil'”.