
O Posto Fiscal Itamarati, situado na BR-436 em Aparecida do Taboado (MS), está modernizando operações em parceria com a empresa de tecnologia Imply. No local foram instalados Painéis de Mensagens Variáveis Fixos (PMVs), integrados ao Banco de Dados da Secretaria da Fazenda (Sefaz) de MS, para otimizar o fluxo e a fiscalização do trânsito.
Por meio de um sistema de reconhecimento de caractere óptico (OCR), os PMVs da Imply fazem a identificação automática de placas de veículos em 0,3 segundos, orientando motoristas sobre a necessidade de parar ou continuar o trajeto. Só em abril, circularam mais de 185 mil automóveis pelo trecho.
A chefe do posto fiscal, Carla Rubia Pereira Barbosa, diz que a tecnologia reduz o número de veículos parados nos pátios dos postos, o que causava transtornos para veículos de passeio: “Desde análises das inscrições estaduais e CNPJs, até pendências fiscais e divergências de rotas, tudo acontece de forma rápida entre a passagem pela câmera OCR e a chegada aos PMVs para fiscalização”. O trecho é administrado pela Way-112 desde março de 2023, quando a empresa do Grupo Way Brasil assumiu a concessão.
(Com Assessoria)