
Mato Grosso do Sul será representado na Copa do Mundo de Bocha pelo paratleta André Luiz Barroso Filho. A competição começa nesta terça-feira (26) e vai até segunda-feira (2), com disputas na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro (RJ).
Natural de Três Lagoas, Andrézão, como é conhecido no meio esportivo, é tricampeão brasileiro de bocha paralímpica, com as cores da Associação Campo-Grandense Paradesportiva Driblando as Diferenças (ADD-MS). Na capital fluminense, o atleta está acompanhado de Kássio Dias Silva, que atua como estafe.
“Recebi muitas mensagens nos últimos dias e agradeço a todos que estão torcendo por mim. Estou me sentindo bem, graças a Deus, e vou tentar fazer o meu melhor”, diz o paratleta de 27 anos, da classe BC1/BC2 (paralisia cerebral).
De acordo com a Associação Nacional de Desporto para Deficientes (Ande), responsável pela bocha paralímpica no Brasil, 218 atletas, de 18 países, inscreveram-se para a competição. A delegação brasileira participa com 10 atletas.
Para o diretor técnico da Ande, Leonardo Baideck, o momento é de mostrar a potência do Brasil diante de outros países. “Estarão presentes países da Europa, Ásia e América, já pensando em pontos para o ranking nessa corrida até o Campeonato Mundial. Então, a gente já começa a medir forças com as maiores potências de bocha do mundo”, afirma Baideck.
Segundo a entidade, a Copa do Mundo servirá como um “aquecimento” para o Campeonato Mundial de Bocha, em dezembro, quando também o mesmo local no Rio será o palco das disputas. Antes, haverá ainda outra etapa da Copa do Mundo, em Portugal, na metade do ano.