
No sábado (27), foi realizada a primeira edição da Fórmula S no Centro de Convenções Albano Franco, em Campo Grande. O evento foi marcado por velocidade, momentos de tensão e muita poeira, ao colocar na pista buggys elétricos fabricados pelos alunos dos cursos de técnico em mecânica automotiva do Senai Mato Grosso do Sul. A equipe de Três Lagoas conquistou o primeiro lugar na competição. Veja a pontuação:
1º lugar – Três Lagoas – 225 pontos
2º lugar – Dourados – 224,53 pontos
3º lugar – Corumbá – 185,50 pontos
4º lugar – Campo Grande – 170,30 pontos
5º lugar – Aparecida do Taboado – 142,61 pontos
O evento não apenas estimula os alunos, mas também proporciona um espaço para debater temas como descarbonização e mobilidade urbana, que estão em sintonia com as discussões globais. Rodolpho Caesar Mangialardo, diretor-regional do Senai, ressaltou o compromisso da instituição em levar tecnologia e inovação, mostrando o potencial dos alunos e professores para a sociedade.
Leonardo Monteiro dos Santos, aluno do curso técnico em mecânica, foi o piloto responsável por conduzir a equipe de Três Lagoas ao topo do pódio e destacou a importância do trabalho em equipe para o resultado. Ele ressaltou que o planejamento, um dos conteúdos aprendidos no curso, foi fundamental para o desempenho da equipe.
O instrutor de Mecânica do Senai Campo Grande, Maicon Petralha, enfatizou a importância do processo de elaboração do projeto e da fabricação dos veículos para o aprendizado dos alunos. Ele destacou que a competição mostra aos estudantes o que eles precisam aprimorar, incentivando-os a estudar ainda mais para desenvolver seu próprio carro.
A competição foi dividida em duas etapas: prova de obstáculos e corrida dos carros elétricos. Na fase final, a capacidade de autonomia dos buggys para percorrer uma hora de corrida foi avaliada. Cinco carros participaram da disputa, representando as unidades de Campo Grande, Três Lagoas, Corumbá, Dourados e Aparecida do Taboado.