
Três Lagoas recebeu no último dia 20, o primeiro encontro de escuta social para a elaboração do PPA (Plano Plurianual) 2024-2027. A iniciativa do Governo do Estado busca ouvir e debater ações e políticas públicas que devem ser priorizadas nos próximos quatro anos.
A caravana estadual tem como mote “Você fala. O governo ouve. Juntos, fazemos o MS dar certo”, que busca ampliar a voz das entidades na elaboração das políticas públicas para esta gestão.
Além de Três Lagoas, também participaram da plenária realizada no Anfiteatro da UFMS, os municípios de Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Cassilândia, Chapadão do Sul, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo e Selvíria.
Para o secretário de Estado da Casa Civil, Eduardo Rocha, o encontro permite ouvir a população. “O PPA participativo dá voz à população dentro do planejamento orçamentário de Mato Grosso do Sul para os próximos quatro anos. Além desta contribuição popular, o Governo do Estado tem suas diretrizes e metas para investimentos que, nas áreas da Educação, da Saúde e na área Social, a gestão tem projetos de investimentos pesados”, pontuou.
Além de Eduardo Rocha, estiveram presentes o secretário executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Castro Nogueira; o superintendente de Orçamento, Ricardo Velloso (Sefaz); e os prefeitos Angelo Guerreiro, de Três Lagoas; Akira Otsubo, de Bataguassu; Antônio de Pádua, de Brasilândia; Lúcio Roberto Calixto Costa, de Santa Rita do Rio Pardo; Anísio de Andrade, de Paraíso das Águas, Antônio Angelo dos Santos, de Inocência e Valdecy Pereira da Costa, de Cassilândia.
Já estão programados seis encontros regionais nas cidades de Dourados (23/6), Bonito (27/6), Coxim (30/6), Corumbá (3/7), Naviraí (5/7) e Campo Grande (7/7). A população que não pode estar presente nos encontros pode opinar por meio do endereço eletrônico http://voceparticipa.ms.gov.br/.
Ao final do evento, Rocha avaliou: “Foi excelente o evento. Muita gente participou e deu para perceber que as pessoas se sentiram privilegiadas por serem ouvidas. Não tive acesso a tudo que foi pedido ainda, mas acredito que asfalto vai imperar nas reivindicações. E a meta do governador Eduardo Riedel (PSDB) é ter um Estado 100% asfaltado nos quatro anos”, explicou o secretário.