
A prefeitura de Três Lagoas vem trabalhando nas duas últimas semanas para a habilitação destas 10 Unidades de Terapia Intensiva no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora cuja implantação será imediata.
Em março de 2020 a Prefeitura Municipal de Três Lagoas recebeu 40 respiradores dos quais estão à disposição do Auxiliadora e, atualmente, estão sendo utilizados no Hospital, não necessariamente em UTI, mas no Pronto-Socorro e Enfermarias.
Segundo a secretária de Saúde, Elaine Fúrio, para a abertura destes novos leitos serão necessárias aquisições de outros materiais e insumos tais como medicamentos, espaço físico e uma equipe capacitada.
“Quando falamos em abrir leito não é fácil; envolve muitas outras coisas como mais medicamentos sendo que estamos com eles escassos; espaço físico; equipe capacitada para isso e é claro recursos. Então tudo isso precisa ser planejado quando se fala em abrir leitos, lembrando que todo o Estado está esperando também por isso”; explicou a secretária.
O Governo Federal anteriormente chegou a bancar 30 habilitações de leitos de UTI, porém, atualmente, garante apenas 5.
Sendo assim Três Lagoas conta hoje com 20 leitos de UTI sendo eles: 5 leitos do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora; 5 leitos habilitados Ministério da Saúde e 10 leitos cofinanciados Município e Estado.
Nos próximos dias, com a implantação dos 10 novos leitos, a Cidade passará a ter 30 leitos de UTI no total.
BOLETIM COVID-19
Saúde registra 68 novos casos positivos e 01 óbito neste sábado (13); 04 óbitos estão sendo investigados pela Vigilância Epidemiológica da Cidade.
A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgou o Boletim Epidemiológico COVID-19 deste sábado (13).
Mais 68 casos foram confirmados como positivos, porém 04 casos foi excluído do E-SUS por exportação para SIVEP ou outra localidade, totalizando 7.294 casos.
Dois óbitos foram registrados hoje (13), porém somente um é da Cidade de Três Lagoas. Trata-se de uma mulher de 66 anos que possuía comorbidades como Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes. A paciente havia dado entrada no hospital no dia 01 de março às 20h47 e faleceu no dia 12 às 18h35.
O segundo óbito trata-se de uma mulher de 38 anos da Cidade de Cassilândia e em razão disto o mesmo não foi registrado no boletim da Cidade.
Sendo assim Três Lagoas passa a ter 6 leitos livres, sendo 2 de Enfermaria Pública e 4 de UTI Pública.