
Com uma população estimada em mais de 125 mil pessoas, a cidade de Três Lagoas completa 107 anos de emancipação política e administrativa, hoje (15), e ultrapassa R$ 250 milhões em investimentos nos últimos 5 anos. A novidade é que o município recebeu uma doação dos empresários Gastone e Sartori e ganhará licitação de porto seco a partir do ano que vem.
A informação é do prefeito Angelo Gurreiro que está no segundo mandato. “Somando emendas parlamentares e recursos recebidos do governo esse é o montante que dá credibilidade a cidade que tem 40% das indústrias de Mato Grosso do Sul”, explicou.
Conforme o chefe do Executivo de Três Lagoas, a maior parte do investimento está voltado para infraestrutura, saúde, o que dá a possibilidade de fazer o aporte para educação a partir da fonte zero podendo alavancar esporte, educação e meio ambiente. “Estamos navegando saudavelmente ao rumo que a população esperava”.
O prefeito comenta que o retrocesso de 24 a 30 meses por conta da pandemia, não afetou a economia pujante de Três Lagoas que tem mais de 363 mil hectares plantados de florestas de eucalipto e crescimento 14% ao ano. Além de manter abertas as fábricas que industrializam a celulose como a Suzano Papel e Celulose e Eldorado Brasil.
A pecuária ocupa de 580 mil a 600 mil hectares, e a integração agropecuária de pequenos produtores representam 4%. O crescimento do município favoreceu a implantação de uma nova fábrica da Suzano no estado que recebe um boom econômico e de desenvolvimento.
Três Lagoas foi criada no século 19 nas terras de Antônio Trajano, exploradas pelos indígenas. Com ruas de chão e poucas construções teve crescimento com a implantação da ferrovia, indústria e figura hoje como o 2º maior PIB (Produto Interno Bruto)do Mato Grosso do Sul estando na lista dos 100 municípios com os melhores índices no ranking nacional.

“Temos a novidade do porto seco que ainda passará por licitação federal e deve ser instalado no ano que vem. A área foi doada pelos proprietários Gastone e Sartori e ainda estamos em negociação com empresa brasileira para a comercialização da fábrica da Petrobras UFN3, de fertlizantes que poderá voltar a funcionar no município”, destacou Angelo Guerreiro.
“Agradeço aos empresários e agregados as fábricas que atendem até em Ribas do Rio Pardo. A UFN3 está no aguardo final de uma empresa brasileira estará pleiteando para implantação da fábrica de fertilizantes. Vamos negociar parte dos 422 hectares de terra doados pela Petrobras, apenas um terço da área construída e não a adquirida pelo município”, explicou o prefeito.
“Temos passsivos com empresários que dão assistência as fábricas por conta da paralisação de pagamento do consórcio UFN3 contratado pela Petrobras, na época da paralisação por volta de 2014, 2015 quebrou diversos prestadores de serviços”, concluiu Guerreiro.
Patrimônio histórico

Foi tombado como patrimônio histórico em 1982, o antigo Jatobazão, árvore histórica
localizada na Avenida Fillinto Muller, conhecida zona velha de Três Lagoas, mas precisou ser retirado.
No primeiro dia do mandato do prefeito Angelo Guerreiro, em 2017, ele plantou um pé de jatobá rememorando a história do Jatobazão.
Maria Fumaça
Por muitos anos, a linha férrea dividiu a cidade de Três Lagoas. Os trens passavam por trilhos pela região central dividindo comércio e bairros domiciliares. Mas no ano de 2014, foi inaugurado pelo governo do estado o contorno ferroviário e ainda deve ser traçada a Avenida Custódio Andrews.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) esteve no município em 2020, para retirar a Maria Fumaça de 1920, marca Baldwin, modelo 405, para enviar ao acervo patrimonial da Ferrovia em Campo Grande (MS).
Porém, o prefeito Angelo Guerreiro evitou a retirada da locomotiva parada há 40 anos no pátio da ferrovia e foi até Brasília para tombar a Maria Fumaça como patrimônio histórico.
Palmito
Por anos, a população de Três Lagoas bebeu água do poço Palmito, com profundidade de 4.565 metros o meio de captação de água foi perfurado pela Petrobras e tinha produção de 200 mil litros por hora. Desativado em 2014, devido a água salobra, ainda segue na memória da população.
Cristo Redentor

Destaque do turismo de Três Lagoas, o monumento de 15 metros de altura do Cristo Redentor foi inaugurado em 1992, pelo prefeito Miguel Jorge Tabox. A arte foi criada pela artista plástica Izulina Gomes Xavier e teve construção e montagem realizada pelos filhos, o engenheiro Civil, Antonio Carlos Gomes Xavier, e o arquiteto, Francisco Gomes Xavier. Até hoje, o monumento passou por quatro revitalizações.
Vilas
No ano de 1964, teve início a construção da barragem Souza Dias, Jupiá, fortalecendo o desenvolvimento local com água encanada, energia e escolas. A Companhia Energética de São Paulo (CESP) resultou na construção da Vila Piloto para operários e Vila dos Operadores em Castilho (São Paulo) de técnicos e engenheiros.
Programação

Na programação de eventos do aniversário de Três Lagoas foi realizado na manhã de hoje, o hasteamento de bandeiras nacionais na Praça Senador Ramez Tebet, desfile cívico à noite haverá a apresentação de motos Jacaré do Brejo, na Explanada NOB próximo a exposição da Maria Fumaça.
Amanhã (16), Jacaré do Brejo irá se apresentar às 19 horas, entre os residenciais Novo Oeste e Orestinho. Na sexta-feira (17), o Três Lagoas Rodeo terá portões abertos e show de Guilherme e Benuto.
No sábado (18), a partir das 14h haverá a Exposição de Carros Antigos no Balneário Municipal. Fechando o cronograma de festividades no domingo (19), ocorrerá a Exposição de Carros Antigos no Balneário Municipal e o Três Lagoas Rodeo com portões abertos e show de Leo & Raphael.