
Com 2.965 novas vagas de emprego, Três Lagoas é a segunda cidade do estado com a maior geração de postos de trabalho, ficando atrás apenas da capital. Os dados são Cadastro Geral de Emprego e Desemprego do Ministério do Trabalho e Emprego (CAGED-MTE), referentes ao mês de julho.
Ao todo, Mato Grosso do Sul registrou a criação de 40.855 empregos formais nos últimos 12 meses, sendo 34.232 novas vagas apenas no período de janeiro a julho. Campo Grande lidera o ranking com 9.840 novas vagas e em terceiro, Ribas do Rio Pardo, com 2.945 novas vagas impulsionadas pela construção da nova planta da indústria de celulose Suzano.
Segundo a Coordenadoria de Economia e Estatística da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), que compilou os dados, os setores em destaque foram de Serviços, com +1.154 vagas e Construção Civil, com +833 vagas.
No estado, o setor da Construção Civil somou 5.214 3 contratações, enquanto Agricultura, Pecuária, Produção Florestal, Pesca e Aquicultura juntas, somaram 6.953 novos postos. No comparativo de janeiro a julho do ano passado, a Construção Civil somou 2.734 novas vagas, enquanto no mesmo período deste ano, o número quase que dobrou, com 5.214 novas vagas.
Para o secretário da Semagro, Jaime Verruck, os números mostram a robustez da economia, que se apresenta em expansão mesmo com os reflexos da crise causada pela pandemia de Covid -19.
Três Lagoas se destaca ainda na abertura de novas empresas. Segundo o 04ª Edição do Boletim Economia Local elaborado pela Prefeitura de Três Lagoas, a cidade possuía até junho, 13.026 empresas ativas. Apenas durante o trimestre 364 novos negócios foram abertos na cidade.