
Coordenado pela Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems) e Energisa, o movimento “Unidos pela Vacina” vai distribuir 11 ultrafreezers para armazenamento de vacinas. Outros insumos, como termômetros, algodão, luvas, álcool gel também serão doados.
Além de Três Lagoas, Campo Grande, Ponta Porã, Dourados, Corumbá e Aquidauana também serão contemplados com os equipamentos que terão capacidade de resfriamento de até -80°C, ideais para refrigerar as doses de vacinas da Pfizer contra a Covid-19.
Até então, apenas Campo Grande possuía condições de armazenamento das duas doses da vacina norte-americana, que precisa ser mantida a 20ºC negativos. Nestas condições, a vacina pode ficar armazenada por até 14 dias, de acordo com a recomendação do laboratório, enquanto em refrigeradores comuns o prazo de validade cai para cinco dias.
Segundo o chefe de gabinete da presidência da Fiems, Robson Del Casale, os 11 ultrafreezer já foram adquiridos e o repasse deve ser feito quando vencer o prazo de entrega. Para ele, o objetivo da ação conjunta é “melhorar a qualidade de armazenamento das vacinas, com o intuito de acelerar o processo vacinal”.