Três Lagoas comemora 106 anos liderando a exportação do estado

Foto: Arquivo

A terceira principal cidade de Mato Grosso do Sul completa hoje (15), 106 anos de emancipação político administrativa e os números são motivo de comemoração. Entre janeiro e maio deste ano, Três Lagoas foi responsável por 37% das exportações do estado, que teve saldo de US $1.867 bilhão na balança comercial.

A capital nacional da celulose, título conferido em abril deste ano, por meio da lei sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, colhe hoje, os frutos de uma expansão econômica iniciada em 1990, com a instalação de importantes indústrias, como Mabel, Cortex, Metalfrio e International Paper.

Segundo dados da Coordenadoria de Estatística da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) a celulose é hoje, o segundo produto mais exportado por Mato Grosso do Sul,

Além do destaque no cenário estadual, Três Lagoas também marca presença nos números da economia nacional, sendo considerada umas das cidades com o maior Produto Interno Bruto (PIB) do País.

Em dezembro de 2020, a principal cidade do bolsão ocupava o 80° lugar do ranking de todo o país, com PIB per capita de R$96 639,63 e o 2° maior de Mato Grosso do Sul.

Comemorações

Por conta da pandemia, a agenda em comemoração ao aniversário da cidade teve que ser cancelada. De acordo com a prefeitura, no último dia 13, seria realizada uma missa campal e a inauguração da Igreja Santo Antônio.

O prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro, também aproveitaria a festividade para lançar um pacote de obras para o município, que será divulgada em nova data.

O nascimento de uma potência

Três Lagoas foi fundada por sertanejos do Triângulo Mineiro e a partir de um acampamento de um grupo de engenheiros instalado em 1909 às margens da Lagoa Maior.

Com o crescimento do local, em 1915 nasceu a Vila de Três Lagoas, território até então pertencente a Paranaíba, segundo consta nas informações do Núcleo de Documentação Histórica e Grupo de Educação Tutorial (PET-História) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).