
Em sua primeira semana, “Terra e Paixão” já apresentou uma história emocionante centrada na heroína Aline (Barbara Reis). Mas, além disso, as paisagens e particularidades do Mato Grosso do Sul também tomaram a telinha – afinal de contas, a cidade fictícia de Nova Primavera, onde é ambientada a trama, fica no estado do Centro Oeste brasileiro.
Expressões comuns na região são frequentes no texto de Walcyr Carrasco e têm despertado a curiosidade do público. Afinal, o que é terra vermelha? E é “o soja” ou “a soja”? Vem que o gshow explica! 👇
1 – Terra vermelha
Logo no primeiro capítulo, a expressão foi citada algumas vezes, como se fosse um solo de valor. E a terra vermelha é, na verdade, um tipo de solo bastante fértil, de boa qualidade, muito utilizado no plantio de grãos como soja, milho e trigo, entre outros. É conhecida como a terra mais cara do Brasil.
2 – ‘O soja’
O uso de soja com pronome masculino também causou uma surpresa em parte do público, que não conhecia o regionalismo. É que, apesar de os dicionários reconhecerem “soja” como substantivo feminino, o verbete é uma redução de “feijão-soja”, um substantivo masculino. É daí que surge o uso de “o soja” em algumas partes do Brasil.
3 – Tereré
É uma bebida típica do Mato Grosso do Sul, similar ao chimarrão. A diferença é que, neste caso, a infusão do mate é feita com água fria.
4 – Acoitar
O verbo foi bastante usado por Cândida (Susana Vieira), logo em sua primeira cena, quando topou esconder Aline em sua tapera, para que a mocinha não fosse encontrada pelos capangas de Antônio La Selva (Tony Ramos). Significa dar proteção, acolher, amparar, oferecer cuidado e zelo.
5 – Cacho
Em algumas partes do Mato Grosso do Sul, a palavra é usada como gíria para se referir a namorado.
6 – Silos
Equipamentos fundamentais para a agricultura, os silos são grandes depósitos de grãos e outros produtos, que podem ficar estocados por longos períodos. É daí que surge o processo da silagem, a fim de evitar uma grande perda nutricional.