
A taxa de pessoas sem trabalho em Mato Grosso do Sul caiu para 47% em comparação com o ano de 2022. Os dados foram divulgados na manhã de hoje (06), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com base na Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua de 2022 .
Ainda de acordo com os dados do Pnad, foi revelado também o crescimento de jovens no mercado de trabalho e também na educação é de 16%.
Segundo o IBGE, o aumento de pessoas ocupadas no mercado de trabalho é de 85 mil. Até o ano de 2021 era de 62 mil pessoas desempregadas, apontando um crescimento de 47%. A taxa de desocupação somente em Mato Grosso do Sul foi para 4,9%.
Desocupação entre homens e mulheres desocupadas em MS
De acordo com os dados do IBGE, a taxa de desocupação entre homens e mulheres atingiu uma enorme disparidade em Mato Grosso do Sul. Sobre os homens desocupados atingiu 3,7%, enquanto para mulheres sem trabalho é de 6,5%.
Ainda de acordo com o órgão de pesquisa, a enorme disparidade reflete o pouco espaço que as mulheres têm no mercado de trabalho e o nível de escolaridade.
Número de jovens no mercado de trabalho avançou
Sobre a inclusão de jovens no mercado de trabalho e na educação em Mato Grosso do Sul houve um grande avanço. A redução da taxa de jovens desocupados é de 16% em 2022.
Segundo o IBGE, esse é o menor nível da série histórica de pesquisa desde 2012.
Em Mato Grosso do Sul, o rendimento médio habitual da população teve aumento de R$2.711,00 mensais em 2021 para R$2.934,00 em 2022.
Os números apresentados pelo IBGE contrariou atos próprios especialistas, o que demonstra um crescimento médio real da população no mercado de trabalho com o passar dos anos