
A Secretária de Estado de Saúde realiza até a próxima sexta-feira (12), a capacitação com coordenadores de vigilância epidemiológica de 10 municípios da macrorregião de Três Lagoas. Objetivo é mostrar aos profissionais a importância da notificação adequada de casos e o cenário epidemiológico da Dengue, Zika e Chikungunya de cada região. A SES realiza até dezembro, o treinamento com todos os 79 municípios do Estado.
Segundo a Gerente de Doenças Endêmicas da SES, Jéssica Klener, o registro de controle adequado auxilia o Estado e os municípios nas ações de enfrentamento às arboviroses. “Com a diminuição dos casos de Covid-19 no Estado, nós pudemos retornar aos municípios oferecendo essas capacitações. Assim, de forma presencial, tiramos as dúvidas e atualizamos sobre o registro do fluxo de como notificar? Quando notificar? Qual sistema usar? O que deve ser encaminhar ao Lacen para análise. Ações extremamente importantes para este enfrentamento”.
Quanto a situação epidemiológica das arboviroses da macrorregião de Três Lagoas, Jéssica explica que os 10 municípios precisam intensificar as ações de combate a Dengue, Zika e Chikungunya. “Dentro desta macro, nós temos duas microrregiões. Assim, a microrregião de Três Lagoas, composta pelos municípios Três Lagoas, Selvíria, Bataguassu, Água Clara, Santa Rita do Pardo e Brasilândia, apresentam alta incidência de Dengue. Temos também o registro de casos Chikungunya em Selvíria que tem nos chamado atenção”, pontua.
Já o panorama da microrregião de Paranaíba, composta pelos municípios de Paranaíba, Cassilândia, Inocência e Aparecida do Taboado. “Três apresentam alta incidência de Dengue, Inocência, Paranaíba e Aparecida do Taboado – que também já registra casos confirmados de Chikungunya. Cassilândia é o único município que registra baixa incidência de Dengue e não registra casos de Chikungunya”, destaca a gerente.
Para este ano, a Campanha de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika está com diversas ações programadas de conscientização como: webnários, visitas técnicas a municípios, lançamento da 3ª etapa do sistema e-Visitas, além da realização do “DIA D” de combate às Arboviroses que acontece no dia 19 de novembro. Outras informações podem ser analisadas no site da campanha ‘Guerra Mosquito’.