
Após iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde, o município de Três Lagoas abriu na noite desta quarta-feira (16), 10 novos leitos de UTI Covid no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora para a atender toda a região leste do Estado. Os novos leitos estão inclusos nos 60 leitos de UTI-Covid e mais cinco leitos clínicos que foram abertos neste ano para o enfrentamento do Coronavírus em Mato Grosso do Sul.
“Nós estamos acompanhando a evolução da doença em Mato Grosso do Sul e estamos fazendo essas tratativas para ampliar o quantitativo de leitos em nosso Estado. Esses leitos vão ajudar toda a população da região de Três Lagoas. Estamos fazendo a nossa parte e pedimos que população seja a nossa parceira neste enfrentamento da Covid-19”, destaca o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende.
Resende lembra que está seguindo uma determinação do governador Reinaldo Azambuja. “De que não faltem leitos, tanto clínicos quanto de Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) a nenhum sul-mato-grossense, o Estado vai custear esses leitos. Assim, estamos garantindo que a população da região seja atendida com o devido respeito”.
Leitos abertos em 2022
Até o momento, o Governo do Estado, totaliza 60 leitos de UTI’s Covid e mais cinco leitos clínicos abertos em seis municípios de Mato Grosso do Sul em 2022. Além dos 10 leitos de UTI’s que foram abertos na segunda-feira (14), no Hospital da Vida, em Dourados.
O Estado por meio da Secretaria de Estado de Saúde vem trabalhando a reativação destes novos leitos, assim, no último sábado (11), mais 10 novos leitos de UTI-Covid foram reativados no município de Naviraí. No dia 17 de janeiro, 15 novos leitos foram abertos para pacientes de Covid no Hospital Evangélico, em Dourados, sendo 10 de UTI-Covid e cinco leitos clínicos.
Em 19 de janeiro, foram ativados pela SES, 20 leitos de UTI-Covid, sendo 10 no município de Amambai e 10 em Ponta Porã.
Além desses, somente neste ano, o Estado, já abriu em Campo Grande, 10 leitos de UTI-Covid no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, totalizando, nesta unidade hospitalar, 28 leitos de UTI-Covid e 39 UTI’s para outras doenças. Todos os leitos abertos são mantidos recursos próprios do Estado, que também garante a manutenção de leitos de UTI nos municípios de Aparecida do Taboado, Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Nova Andradina e Paranaíba.