
O Senai de Três Lagoas realizou na última semana a aula inaugural do Programa de Cursos Pós Técnico em parceria com a Suzano, no município de Ribas do Rio Pardo. O programa tem carga horária de 1.200 horas, com aulas de segunda a sexta-feira, por um período de seis meses.
O Programa de Cursos Pós-Técnicos da Suzano tem objetivo de habilitar profissionais técnicos, propiciando formação para que os trabalhadores sejam introduzidos no setor florestal e venham a operar, prestar manutenção, controlar e gerenciar os mais diferentes campos de trabalho que envolva os conhecimentos adquiridos no curso.
Os cursos ofertados envolvem as áreas de mecânica, automação industrial e celulose e papel. Para ingressar no programa, os alunos passam por um processo seletivo e realizam provas com conhecimentos de português e matemática básica, é preciso ter formação técnica em várias áreas de atuação para poder participar.
Segundo a coordenadora pedagógica do programa, Léia Romão Karkle, a ideia é atender a demanda por mão de obra qualificada. “Queremos capacitar os profissionais da região trazendo o olhar fabril, de operação e manutenção, que ainda não é identificado localmente. Após o término da capacitação, os alunos terão oportunidade de concorrer a vagas na futura fábrica de Ribas do Rio Pardo da Suzano”.