Sem vagas, MS transfere mais 3 pacientes com Covid-19 para São Paulo nesta segunda

Sem vagas, MS transfere mais 3 pacientes com Covid-19 para São Paulo nesta segunda

Mato Grosso do Sul não tem mais leitos e já transfere pacientes para outros estados - FAB

Devido à falta de leitos, Mato Grosso do Sul encaminha, às 16h desta segunda-feira (7), três pacientes infectados com a Covid-19 para a Capital de São Paulo para tratamento da Covid-19. Todos os pacientes são de Campo Grande e região.

Com isso, serão 17 pacientes enviados para outros Estados. Rondônia e São Paulo ofereceram leitos para Mato Grosso do Sul até o momento.

Pela manhã, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, informou que seriam cinco pacientes transferidos, mas a informação foi atualizada pela Secretaria no início da tarde, de que se tratam na verdade de três pacientes.

Há tratativas com o Estado do Amazonas para o envio de novos pacientes, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES).

São dez vagas ofertadas pelo estado de São Paulo e outras dez de Rondônia. Mato Grosso do Sul já usou nove vagas de Rondônia e, com a transferência de hoje, ocupará todas as vagas ofertadas pelo estado de São Paulo.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, agradece a ajuda humanitária ofertada pelos estados.

Resende relembra quando Rondônia precisou de leitos no mês de janeiro em Mato Grosso do Sul.

“Todos esses estados já solicitaram ajuda humanitária ao Mato Grosso do Sul. Quando eles precisaram nós atendemos 19 pacientes daquele estado aqui nas unidades hospitalares”.

Em fila de espera, 271 pacientes aguardam por uma vaga em hospitais hoje, de acordo com o Boletim Epidemiológico da SES.

Na Central de Regulação da Capital, 164 enfermos esperam por uma vaga, sendo 134 apenas de Campo Grande.

Já na Central de Regulação de Dourados, 58 pessoas aguardam por um leito em hospitais e na Central de Regulação do Estado (CORE), esperam 49 pacientes.

São 1.303 pessoas hospitalizadas, sendo 751 em leitos clínicos (575 público; 176 privado) e 552 em leitos de UTI (425 público; 127 privado).

A ocupação global de leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) na macrorregião de Campo Grande está em 108%, Dourados em 104%, Três Lagoas 109% e Corumbá 100%.