Secretaria de Saúde passa a oferecer tratamento com auriculoterapia

Tratamento faz parte do Programa Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC)

Foto: Assessoria de Imprensa

Por meio da Academia de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas passou a oferecer tratamento de auriculoterapia. A nova modalidade faz parte do Programa Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A técnica tem origem na medicina tradicional chinesa e consiste na aplicação de sementes de mostarda em pontos da parte externa das orelhas. Esses pontos são correspondentes a determinadas partes do corpo e auxiliam no tratamento de diversos problemas de saúde, como ansiedade, enxaqueca ou compulsão alimentar.

Com origem na medicina tradicional chinesa e francesa, a técnica terapêutica consiste na aplicação de sementes de mostarda em pontos específicos na parte externa das orelhas, ou aurículas, para tratar a enfermidade ou promover a melhora da saúde. Isso porque, a técnica considera a área externa da orelha como um microssistema que representa todo o corpo como um mapa.

“Quando esse ponto é estimulado, é possível tratar problemas ou aliviar sintomas nesse mesmo órgão. No entanto, é importante ressaltar que a auriculoterapia não promove a cura e não substitui o tratamento médico convencional com remédios”, orienta a coordenadora da Academia da Saúde, Maiara Oliveira.

Qualquer pessoa a partir dos 18 anos pode fazer uso da técnica para o tratamento de doenças, com exceção de gestantes e lactantes e pessoas com diagnóstico de problemas cardíacos e pressão.

Para ter acesso é necessário se cadastrar, mediante apresentação do cartão do SUS e documento com foto, na Academia de Saúde, que fica na rua Aristone José da Silva, cruzamento com a Rua Manoel de Faria Duque s/n no Jardim Maristela, próximo a USF Jardim Maristela. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (67) celular 99204-6616.