Saúde promove capacitação com foco no diagnóstico precoce da Tuberculose

Além dos profissionais de saúde, pacientes em espera na unidade de saúde também vão receber orientações sobre as características e sintomas da doença

Agentes comunitários de saúde, técnicos administrativos, funcionários da farmácia, dentista, funcionários da limpeza, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos da unidade vão participar da ação. Foto: Banco e Imagem

Embora a tuberculose seja conhecida principalmente pelo dano causado aos pulmões, a doença também pode atingir outras partes do corpo, o que pode causar demora no diagnóstico. E para que a identificação seja ainda nos estágios iniciais, a Secretaria de Saúde de Três Lagoas realiza de 19 a 24 de março, uma capacitação voltada aos profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Nova Três Lagoas.

A capacitação, que também será feita em alusão ao Dia Mundial da Luta Contra a Tuberculose, comemorado em 24 de março, será ministrada pela enfermeira da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Anneliese Domingues Wysocki.

Agentes comunitários de saúde, técnicos administrativos, funcionários da farmácia, dentista, funcionários da limpeza, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos da unidade vão participar da ação.

Segundo a enfermeira e coordenadora da UBS Nova Três Lagoas,  Andreia Lima, a capacitação vai incluir todos os departamentos da unidade, pois conhecendo os sintomas e características da doença, podem também ajudar num diagnóstico mais rápido. “O objetivo é levar o conhecimento sobre a doença para todos, pois, todos podem ajudar pacientes com sintomas a terem acesso aos exames”, explicou.

A segunda capacitação, com tema “Tuberculose e Alimentação Como Fator de Proteção” será ministrada entre os dias 22 e 26 de março, pela nutricionista Franciely Barbeiro e de acordo com a coordenadora da UBS, terá público os pacientes que estiverem na unidade e aproveitar o tempo de espera para levar educação em saúde para a população. “Essa capacitação será realizada em dois horários, na sala de espera dos pacientes, como uma forma de orientar a população sobre os sintomas e alertá-los a procurar exames e tratamentos que são fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, pontuou Andreia.

Dados sobre a tuberculose

Segundo dados do Relatório Global da Tuberculose 2020, da Organização Mundial de Saúde (OMS), 10 milhões de pessoas em todo o mundo adquiriram a tuberculose. Deste total, 1,2 milhão foram vítimas fatais da  doença infectocontagiosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. 

A estimativa da OMS é que os número sejam ainda maiores, cerca de três milhões de casos que não foram diagnosticados ou não tiveram a notificação comunicada às autoridades de saúde. No Brasil, apenas em 2019, foram notificados aproximadamente 73.864 mil novos casos e 4,5 mil mortes em 2019, em decorrência da doença.