Saúde orienta municípios a aumentarem intervalo entre doses da vacina contra Covid-19

Intervalo entre doses da AstraZeneca e Pfizer deve ser de três meses, sem antecipação

PNI orienta intervalo maior entre doses da Pfizer e AstraZeneca - Bruno Henrique

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) recomenda que os 79 municípios de Mato Grosso do Sul apliquem a AstraZeneca e Pfizer com prazo maior entre doses.

Orientações do Programa Nacional de Imunização (PNI) indicam que a AstraZeneca-Oxford-Fiocruz e Pfizer-BioNTech devem ser aplicadas com três meses de intervalo entre a primeira e segunda dose.

Coronavac deve ser aplicada com 28 dias de intervalo entre a primeira e segunda dose. A Janssen é dose única.

O Ministério da Saúde afirma que o maior prazo entre doses tem respostas protetoras mais duradouras.

Anteriormente, municípios de Mato Grosso do Sul aplicaram doses da AstraZeneca e Pfizer com dois meses de intervalo.

Ritmo da vacinação

De acordo com dados do vacinômetro disponibilizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), Mato Grosso do Sul tem 52,51% de pessoas vacinadas e 27,86% imunizados contra Covid-19 desde o início da campanha de vacinação, que começou em 18 de janeiro de 2021.

Das 2.132.700 doses recebidas do imunizante, Mato Grosso do Sul aplicou 2.043.509.

Segundo dados do vacinômetro disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Campo Grande tem 44,72% de vacinados e 24,15% de imunizados.

Este número representa 405.201 campo-grandenses que tomaram uma dose da vacina e 263.601 pessoas que tomaram as duas doses ou dose única.

Mato Grosso do Sul é o primeiro estado do país no ranking de aplicação da primeira dose e segunda dose, de acordo com dados do vacinômetro disponibilizado pelo Ministério da Saúde.

Eficácia

Coronavac

A vacina Coronavac, produzida pela chinesa Sinovac e pelo Instituto Butantan de São Paulo, tem eficácia geral de 50,39%, de acordo com a bula da vacina.

O Instituto Butantan informa que o intervalo de aplicação entre a primeira e segunda dose deve ser de 28 dias.

AstraZeneca

A vacina AstraZeneca, produzida pela farmacêutica AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford e Fundação Oswaldo Cruz, possui segurança geral de 70% após aplicação das duas doses e 52% após aplicação da primeira dose, de acordo com a bula da vacina.

Conforme o Ministério da Saúde, o intervalo de aplicação entre a primeira e segunda dose deve ser de três meses.

A aplicação da AstraZeneca em gestantes está suspensa, após recomendação da Anvisa.

Pfizer

Produzida pela farmacêutica americana Pfizer e pela empresa alemã BioNTech, o imunizante possui eficácia geral de 95% após aplicação da segunda dose, de acordo com a Pfizer.

O intervalo de aplicação entres as doses deve ser de 21 dias, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Atualmente, a Pfizer é aplicada em pessoas com comorbidades e em gestantes na Capital sul-mato-grossense.

Janssen

A Janssen, produzida pela empresa americana Johnson & Johnson, possui eficácia geral de 66%.

Para casos graves, sua eficácia é de 76,7% após 14 dias da vacinação, e de 85,4% após 28 dias da vacinação, de acordo com a bula da vacina.