Saúde de Brasilândia promove 1ª Reunião de Classificação de Gênero e Orientação Sexual

A iniciativa para a realização da 1ª Reunião de Classificação de Gênero e Orientação Sexual nasceu após uma reunião com o tema equidade realizada recentemente em Três Lagoas, onde foi tratado sobre a importância da equidade no atendimento e acolhimento feito no Sistema Único de Saúde (SUS).

Foto: Assessoria de Imprensa

Em alusão ao Dia Internacional do Orgulho LGBT, lembrado anualmente em 28 de junho, a Prefeitura de Brasilândia por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quarta-feira (08), a 1ª Reunião de Classificação de Gênero e Orientação Sexual.

Segundo a secretária da pasta, Adeliza Abrami, o objetivo do encontro nasceu após uma reunião com o tema equidade realizada recentemente em Três Lagoas, onde foi tratado sobre a importância da equidade no atendimento e acolhimento feito no Sistema Único de Saúde (SUS).

A Reunião teve a presença dos Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Combate à Endemias, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Psicólogos, Assistentes Sociais, Recepcionistas, Serviços Gerais e demais profissionais ligados à área da Saúde.

A professora Jhenifer Ragnaroni, mulher trans, relatou a sua história de vida e transição de gênero vivido em Brasilândia. Além disso, ela orientou ao público presente sobre a forma de tratamento de pessoas trans, onde gera muitas dúvidas quanto aos termos utilizados.

As pessoas presentes também participaram de uma atividade com práticas corporais orientadas pelas fisioterapeutas Mirele Martos e Carla Marcela.

A Reunião também teve a presença do subscretário Leonardo Bastos Ferreira, da subsecretaria de Políticas Públicas LGBT de Mato Grosso do Sul, onde falou sobre as ações e programas realizadas para o público LGBT.

A Subsecretaria consta com uma série de cartilhas de orientações sobre o comabate a LGBTfobia, Saúde, Política Nacional de Saúde e demais ações.

Para acessar, basta clicar no link:https://www.cidadanialgbt.ms.gov.br/?page_id=17