
A Rumo, atual concessionária da ferrovia Malha Oeste, que atravessa Mato Grosso do Sul de leste a oeste, poderá continuar na operação da via. Uma repactuação, nos moldes da que ocorre entre a CCR MSVia e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em relação à BR-163, já começou, ainda que informalmente.
Representantes do Ministério dos Transportes, da Rumo e também do governo de Mato Grosso do Sul têm participado de reuniões para discutir a proposta.
Apesar de a Rumo ter pedido para deixar a concessão da ferrovia em julho de 2020, de lá para cá, muita coisa mudou, e a perspectiva de demanda para a ferrovia só aumentou nesse período.
Neste mês de dezembro, o governador Eduardo Riedel esteve reunido com integrantes do Ministério dos Transportes e com a Rumo.
“Estamos construindo uma solução, que é o início da transformação da malha ferroviária do Estado. É difícil adiantar muita coisa, porque tem interesse privado das empresas, da própria concessionária, do ministério. Mas o que eu posso dizer é que está em um bom caminho, uma boa construção, para reativar a Malha Oeste em trechos importantes”, explicou ao Correio do Estado o governador Eduardo Riedel.