
Com dificuldade de conseguir crédito bancário facilitado para expansão, marcas franqueadoras estão subsidiando, com parcelamentos e descontos, investimento de novas franquias para manter o crescimento de suas redes.
“Apesar de termos convênio com vários bancos, o acesso ao financiamento não é simples e o desconto na taxa de isenção de royalties nos primeiros meses de operação ajudam o franqueado que está começando”, comenta Roberto Kalaes, sócio-franqueador da Dr. Shape, maior franqueadora de suplementos e artigos esportivos da América Latina, com mais de 60 lojas pelo Brasil.
Em Mato Grosso do Sul, são quatro lojas franqueadores que estão adotando essas medidas para poder contribuir com a economia do estado e também com a expansão de suas marcas. Conheça a proposta de cada uma delas:
Dr. Shape
A maior rede varejista de suplementos alimentares e artigos esportivos da América Latina, concederá um desconto de R$ 5 mil na taxa de franquia e isenção de royalties nos três primeiros meses de operação da franquia. O valor da taxa de franquia da marca é de R$ 52 mil e, numa loja, investem-se cerca de R$ 350 mil.
Localizada em Campo Grande e Dourados, a 235 km da capital, as lojas receberam um novo formato de franquia, com uma clínica de emagrecimento anexada lançamento da marca.
IP School
A rede de ensino de inglês particular – que utiliza a programação neurolinguística como método para o aprendizado, dispensa material didático e personaliza as aulas particulares conforme o perfil e necessidades de seus alunos.
A franqueadora parcela a taxa de franquia, de R$ 30 mil, em três vezes aos novos franqueados, tanto para as microfranquias, cujo investimento é de R$ 33 mil, quanto para as unidades físicas, com investimento de R$ 149 mil.
No período de pandemia, a escola dobrou o tamanho de sua rede: a marca iniciou 2020 com cinco unidades e, atualmente, é composta por dez, entre próprias e franqueadas.
MicroPRO
A MicroPro Desenvolvimento Profissional e Comportamental, parcela a taxa de franquia em três vezes para novos candidatos interessados em abrir uma microfranquia ou franquia de sua marca. Numa microfranquia (escola física para cidades de 70 mil habitantes), investem-se R$ 89 mil, com taxa de franquia de R$ 10 mil. Numa franquia, investem-se R$ 120 mil, com taxa de R$ 30 mil.
Em 2020, a empresa o tomou a decisão de não abrir nenhuma franquia. A ideia da marca foi a de dedicar-se integralmente às escolas existentes, de forma a apoiá-las no enfrentamento da crise e da pandemia. Assim, aprimorou seu sistema híbrido de aulas presenciais e online; apoiou os franqueados que decidiram reformar as escolas ou mudá-las de ponto e conseguiu atravessar o período com excelentes resultados.
A MicroPro foi eleita, em pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF) a franquia do segmento de Educação com melhor índice de satisfação de franqueados na última pesquisa da entidade.
Pinta Mundi Tintas
Com grande crescimento no faturamento de 2020, a rede bateu metas de 120%, saindo de 20 para 50 lojas em plena pandemia.
Para incentivar ainda mais o crescimento, a marca concede um desconto na taxa de franquia de 20%, para pagamento à vista e, caso o franqueado compre duas unidades franqueadas, o desconto sobe para 30%.