Quase 2 mil crianças são conscientizadas contra queimadas por animais do Pantanal

Jacaré, tucano e onça pintada são personagens em peça que percorre seis municípios do Estado

Ação deve passar ainda por outros quatro municípios até o dia 27 - Divulgação/ Reprodução

Levando conscientização para alunos sul-mato-grossenses, nas duas primeiras cidades (Inocência e Selvíria) que receberam com a ação/teatro ‘A casa é nossa’, quase dois mil alunos aprenderam o caminho para evitar queimadas e preservar o meio ambiente.

Conforme balanço da Eldorado Brasil, patrocinadora da ação, Inocência foi o primeiro município do Estado a receber, ainda ontem (20), a peça teatral, apresentada para 622 crianças no lançamento da ação.

Já Selvíria foi a segunda cidade de Mato Grosso do Sul a receber a ação, que foi encenada para 1.367 alunos, totalizando 1.989 crianças alcançadas nos dois primeiros dias.

Vale ressaltar que, até o dia 27, outros quatro municípios serão alcançados pela inciativa, sendo eles: Água Clara, Santa Rita do Pardo, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas. Ao todo, 18 escolas públicas receberão o espetáculo.

Na peça – criada especialmente para o projeto, pelo Teatral Grupo de Risco (TGR) -, animais da fauna pantaneira, como o jacaré, tucano e onça pintada ajudam a explicar sobre o combate aos incêndios, principalmente nessa época em que estiagem e ventos provocam um aumento no número de focos de incêndios.

Empresa consciente

Germano Vieira é diretor florestal da Eldorado Brasil, ele explica que o negócio da empresa é ligado “às melhores práticas ambientais”, alcançando quem realmente terá potencial de mudança no futuro.

“Esta ação tem o objetivo de levar educação ambiental até importantes agentes de transformação, os alunos das comunidades. Acreditamos que projetos como este colaboram com mudanças de comportamentos e formam gerações de cidadãos empenhados em defender o meio ambiente”

Além dos animais, o conteúdo apresentado conta com a presença de um brigadista, que tem o papel de orientar sobre como se deve agir para evitar incêndios e danos às florestas.

Vale ressaltar que, mais recente, a Eldorado tomou os noticiários com o mesmo foco de preservação, só que dessa vez de uma espécie rara, o cachorro-vinagre, espécie que teve uma família registrada em uma das florestas plantadas da empresa.

Estrutura de combate

Através de sistemas robustos e tecnologias avançadas, a Eldorado Brasil garante o monitoramento 24h por dia, de mais de 250 mil hectares de florestas plantadas.

Na vanguarda da inovação tecnológica em seus processos de produção, o direcionador que orienta as ações da empresa estimula o monitoramento da qualidade e da proteção de suas florestas. Desta forma, todas as pessoas envolvidas são treinadas regularmente em práticas de prevenção, monitoramento de incêndios, infraestrutura de proteção e comunicação.

“Buscamos nos aprimorar cada vez mais para possíveis ocorrências, aliando agilidade, técnica e tecnologia. Além de toda nossa estrutura de pessoas e equipamentos, a consciência da comunidade é de extrema relevância para a prevenção dos incêndios, danosos para a saúde humana, dos animais e ao meio ambiente”, destaca Germano Vieira. (Com informações da assessoria)