Projeto itinerante leva realidade virtual para escolas de Três Lagoas

Óculos de realidade virtual e outras tecnologias permitem a alunos da rede pública e comunidade aprenderem mais sobre mobilidade elétrica e fontes renováveis de energia

Ação itinerante contempla oficinas, palestras e atividades culturais a alunos do ensino fundamental e médio (Divulgação/NTICs)

Até quarta-feira, 28 de junho, Três Lagoas (MS) recebe o Circuito Arte na Comunidade, que leva atividades lúdicas para promover a conscientização sobre a importância da mobilidade elétrica e uso de fontes renováveis para o futuro do planeta. Uma das ferramentas utilizadas pelo projeto é a realidade virtual, que permite que alunos da rede pública e a comunidade escolar tenham a experiência de uma viagem sem precisar sair do lugar.

Desenvolvida pela NTICs Projetos e com patrocínio incentivado da CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no País, a ação itinerante contempla oficinas, palestras e atividades culturais a alunos do ensino fundamental e médio, junto com a capacitação de 200 professores em temas ligados à sustentabilidade. O projeto percorrerá no total dez cidades, com expectativa de atingir cerca de 12 mil pessoas.

Por meio da realidade virtual, os participantes visitam várias regiões do mundo como Myanmar e Filipinas, na Ásia, Machu Pichu, no Peru, além dos estados brasileiros do Pará e Rio de Janeiro, tendo uma visão 360º e a sensação de estarem inseridos fisicamente nos espaços, promovendo uma reflexão acerca da preservação ou degradação do meio ambiente nestes locais.

“No projeto, a tecnologia entra como recurso extremamente atrativo para as crianças e jovens. A ideia é mobilizar alunos, professores, pais e as comunidades locais a repensarem seu consumo de energia, além de mostrar a importância dos países adotarem estratégias de crescimento que considerem a produção de uma energia limpa, sustentável e sem agressão ao meio ambiente”, revela Igor Furniel, CEO da NTICS Projetos.

Além da estação de realidade virtual, os alunos também passam por outros estágios dentro de um circuito criado para estimular a criatividade. “Nas atividades, eles começam com uma palestra introdutória, passam por uma oficina de artes plásticas, desenvolvem dois jogos lúdicos em equipe, realizam uma visita ao caminhão sustentável e terminam com uma corrida em uma bicicleta elétrica que gera energia limpa”, finaliza Furniel.

A caravana já passou por Rosana, Teodoro Sampaio, Porecatu, Ourinhos, Chavantes, Ribeirão Claro, Três Lagoas, Castilho, Itapura e Ilha Solteira.

Para mais informações, acesse: https://projetos.ntics.com.br/circuitoartenacomunidade/

(Informações da assessoria de imprensa dos NTICs)