“A ideia parte do pressuposto do pensamento ‘ganha-ganha’ difundido no mundo dos negócios e aliado à décima competência geral da Base Nacional Comum Curricular, que é a Responsabilidade e Cidadania. Têm estudantes voluntários para organizar e sensibilizar os alunos sobre sua conduta, administrativo e professores no controle de atrasos, faltas, ocorrências e outros indicadores que são responsáveis por computar os pontos”, explica Daniela Bassanesi.
Durante a premiação, que contou com a participação de outros dois educadores de Mato Grosso do Sul finalistas, sendo:
Luiz Carlos Marcelino (categoria: Ensino Superior e Educação para Adultos) e Silvana do Valle Leone (categoria: Ensino Profissional) –, a professora Daniela Bassanesi reforçou a importância do prêmio como um estímulo para o desenvolvimento de ações inovadoras em sala de aula.
“É uma honra participar desse prêmio e inspirar outros educadores a participarem. A educação empreendedora é muito importante e com certeza vamos levar mais conhecimento e formas de trabalhar o assunto em nossas escolas”, celebrou.
De acordo com a gestora estadual do programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, ter um projeto de Mato Grosso do Sul reconhecido nacionalmente é também a oportunidade de levar a boa prática para outros lugares.
“Para nós do Sebrae é uma grande alegria poder contar com uma professora vencedora da etapa Nacional do Prêmio Educador Transformador, é uma oportunidade de levar as práticas de projetos e aprendizagens da educação do nosso estado para todo país. E mostrar aos educadores que é possível fazer o diferencial na sua sala de aula e impactar vidas”, avalia.
O secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, também presente na cerimônia de premiação, afirma que o prêmio recebido pela educadora é um símbolo da qualidade de ensino em Mato Grosso do Sul e fonte de inspiração para que outras instituições de ensino realizem projetos inovadores.
“Isso é reflexo da dedicação, do trabalho e do empenho dos nossos professores para que a educação faça diferença na vida dos estudantes. Ficamos orgulhosos do desempenho, mas, não é uma surpresa, porque conhecemos o quanto a professora Daniela trabalha, o quanto a escola se dedica. É um reconhecimento que esperamos ser inspiração para que outras escolas busquem não apenas aprimorar, mostrar para sociedade o quanto produzem e entregam a melhoria da qualidade de ensino da rede estadual”, reforçou o secretário.
Sobre o Prêmio
O Prêmio Educador Transformador nasceu da sinergia entre duas outras premiações que já eram realizadas na área da Educação: o Prêmio Professor Transformador, promovido pelo Instituto Significare e Bett Brasil; e o Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora.
Os profissionais da educação inscreveram projetos em sete categorias: Educação Infantil; Ensino Fundamental – Anos Iniciais; Ensino Fundamental – Anos Finais; Ensino Médio; Educação Profissional; Ensino Superior e Educação de Jovens e Adultos (EJA).