
Com o objetivo de garantir e estimular o cuidado da saúde do homem, o Ministério da Saúde criou o Pré-Natal do Pai/Parceiro. A iniciativa, além de evitar a transmissão de doenças do homem para a parceira, também previne doenças para os bebês.
Durante o acompanhamento da gestante, são oferecidos ao pai/parceiro diversos atendimentos, conforme recomendação Ministério da Saúde, entre eles: Testes rápido para ISTs e aconselhamento, Atualização do cartão de Vacinação, Consulta odontológica,
Consulta médica, Consulta de Enfermagem, Consulta de retorno, Participação de grupos educativos, Exames laboratoriais e demais orientações.
Segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES), do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), Três Lagoas é segunda cidade de Mato Grosso do Sul que mais realiza este tipo atendimento e o Estado é o terceiro do Brasil no ranking do Pré-Natal do Pai/Parceiro. O levantamento é referente ao primeiro semestre de 2022.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Elaine Furio, o Pré-Natal do Parceiro se propõe a ser uma das principais “portas de entrada” aos serviços ofertados pela Atenção Básica em saúde, ao enfatizar ações orientadas à prevenção, à promoção, ao autocuidado e à adoção de estilos de vida mais saudáveis.”