Plataforma Digital da Defensoria Pública de MS faz um ano com 162 mil atendimentos

Plataforma virtual permite que casos sejam resolvidos à distância - Foto: Arquivo / Correio do Estado

A plataforma digital da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul completou nesta terça-feira (4), um ano de implantação. Desenvolvida no início da pandemia do novo coronavírus, em 2020, a ferramenta foi criada para que a população em situação de vulnerabilidade consiga ter acesso aos serviços da instituição. No período de um ano foram registrados 162 mil atendimentos em todo MS nesse formato, sendo a área da família a que concentra a maior demanda, com 88.859 atendimentos, seguida da área da saúde, que apresenta 17.450 atendimentos.

As cidades que mais fazem acessam a Defensoria Pública via plataforma digital são Campo Grande (70.846), Dourados (13.837) e Três Lagoas (8.948). “A Defensoria continua aperfeiçoando essa ferramenta porque acredita que, no futuro, o meio de comunicação virtual será uma alternativa cada vez mais presente na vida de todos”, afirma o defensor público-geral, Fábio Rogério Rombi da Silva.

O Defensor destaca que por meio da plataforma digital é possível ter rapidez na consultar processos, receber orientação e abrir uma nova ação. “Após registrar a demanda na plataforma, a Defensoria Pública entra em contato com o assistido ou assistida, em até seis dias úteis, para repassar informações sobre a necessidade apresentada. O primeiro ano da ferramenta destaca rapidez na resolução de casos mesmo com o isolamento social”, disse Fábio.

Divórcios: Um dos exemplos foi a realização de divórcio virtual em que uma das partes estava em Miranda e outra na Bolívia. Além do divórcio, a audiência realizada digitalmente pela Defensoria também resolveu a guarda dos filhos, a pensão e divisão de bens.

A instituição já fez, também, um divórcio virtual com um assistido cumprindo medida de reclusão no Estabelecimento Penal de Campo Grande e a assistida no município de Bodoquena, após pedido ser registrado na plataforma digital.

Guarda: O uso da ferramenta mostra uma conciliação virtual feita em Rio Negro, por meio de uma chamada de vídeo que viabilizou a guarda, pensão alimentícia e direito de convivência entre as partes, em menos de 1h de duração.

Outro caso relacionado à guarda foi feito em Campo Grande, com uma das partes residindo em Portugal. Com a ferramenta disponibilizada pela Defensoria Pública foi possível realizar uma modificação de guarda entre pais e avó paterna.

DNA: Com a aplicação da tecnologia, uma assistida haitiana que mora em Cuiabá teve acesso ao resultado de um exame de DNA realizado em Naviraí, por meio de videochamada.