
O site Hojemais publicou nesta quarta-feira (12), uma pesquisa que mostra a opinião da população três-lagoense a respeito das medidas preventivas contra o Coronavírus adotadas pela Prefeitura e Comitê, como também as percepções dos entrevistado sobre os serviços públicos prestados pela atual Administração Municipal.
A pesquisa por amostra foi realizada pela empresa Compope e encomendada pelo site Hojemais, na qual foram ouvidas 600 pessoas entre os dias 23 a 27 de julho de 2020 em Três Lagoas, com margem de erro de 4,1% percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança de 95%.
A coleta de informações para a entrevista foi visita domiciliar, na qual a empresa responsável adotou todas as medidas preventivas recomendadas pelo Ministério da Saúde, como o uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento seguro entre o pesquisador e o entrevistado.
COVID-19
Em relação ao funcionamento do comércio de Três Lagoas durante a Pandemia, 75,04% dos entrevistados são a favor da abertura dos estabelecimento, desde que façam as as devidas restrições – atual medida adotada pelo Comitê de crise. Por outro lado, 12,65% opinaram que o comércio deveria ficar totalmente fechado. Já 8,15% dos três-lagoenses responderam que as lojas e demais estabelecimentos deveriam funcionar sem restrições.
A pesquisa apontou que 54,59% da população aprovaram as medidas preventivas realizadas pela Administração Municipal e pelo Comitê de Enfrentamento contra o Coronavírus. Por sua vez, somente 8,15% dos entrevistados reprovaram as estratégias adotadas pela Prefeitura e Comitê da Covid-19.
Questionados sobre o índice de contaminação do Coronavírus em Três Lagoas, na qual a resposta seria pelo fato de ser uma cidade com grande fluxo de pessoas de outras localidades, 61,62% concordam, 34,94% concordam parcialmente, 26,29% concordam totalmente e 4,16% não souberam. Outro número da pesquisa é que 20,47% das pessoas discordam totalmente sobre o índice de infecção estar relacionado ao fluxo de pessoas de outras localidades e 14,14% discordam parcialmente.
ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL
Os três-lagoenses elencaram os quatro maiores problemas em seu bairro: em primeiro, as ruas sem asfalto; em segundo, a falta da rede esgoto; em terceiro, a limpeza pública e em quarto, a iluminação pública.
Indagados se caso fossem o prefeito da cidade, quais problemas resolveriam na Cidade, 24,5% responderam dar prioridade para área da Saúde, já 22,8% na infraestrutura, como a pavimentação asfáltica de ruas e construção de calçadas.
Já na terceira colocação, 10,4% das pessoas responderam dar atenção para Educação do Município, logo em seguida apareceu 7,3% com esgoto, 5,6% a prioridade seria a Administração, 5,4% na Assistência Social, 4,3% na Geração de Emprego, 3,8% na Segurança, 3,3% na Limpeza Pública, 2,3% na Iluminação Pública e 1,% no Lazer e Turismo. Menos de 1% mencionou outras áreas como Moradia, Trânsito, Distribuição de Água e Transporte.
A pesquisa foi realizada pela Compope e registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número MS- 03549/2020, no dia 06/08/2020.