
Governo de Mato Grosso do Sul por meio da Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas LGBT+, promoveu nesta segunda-feira (28) uma live para homenagem à luta LGBT+ e debater políticas públicas de enfrentamento à violência. O evento foi realizado em alusão ao Dia do Orgulho LGBTQIA+, data que marca a luta da comunidade pela igualdade de direitos civis e sociais.
Subsecretário de Estado de Políticas Públicas LGBT+, Leonardo Bastos destaca a importância da data. “O reconhecimento da diversidade é parte fundamental da luta por igualdade de direitos e equidade de condições sociais. Não são as nossas diferenças que nos dividem. É a nossa incapacidade em reconhecer, aceitar e celebrar tais diferenças. O dia do orgulho, para além de celebrarmos, é para refletirmos sobre o direito de ser. Ser o que se é e, dessa forma, poder transitar livremente, sem que a própria existência seja colocada como ameaça à vida”, explicou via assessoria.
A live contou com a presença da representante do Conselho Estadual LGBT, Mikaella Lima; Janaína da Silva Menezes do Conselho Estadual LGBT; Lorena Vasques, ativista LGBT e Carlos Eduardo Rodrigues, Coordenador Estadual – IBRAT/MS.
Celebrado no dia 28 de junho, o Dia do Orgulho LGBT visa relembrar a luta por direitos da população LGBT+. Em 1969 lideranças lésbicas, transexuais, travestis e gays que frequentavam o bar Stonewall Inn, em Manhattan, Nova Iorque (EUA), se mobilizaram para reivindicar direitos e combater a opressão homofóbica sofrida constantemente no local. Desde então as manifestações ficaram internacionalmente marcadas como um fato histórico do movimento que atua pelo reconhecimento à diversidade sexual.