Novo Ensino Médio: Saiba o que muda nas escolas públicas de MS com aprovação do projeto

Alunos em sala de aula (Foto: Ilustrativa/Nathalia Alcântara/Midiamax)

Aprovado na Câmara dos Deputados na última terça-feira (9), o projeto de lei que estabelece mudanças no ensino médio deve gerar pouco impacto nas escolas públicas de Mato Grosso do Sul. Dentre as mudanças, a reformulação amplia carga horária de disciplinas obrigatórias, como Matemática e Português.

Segundo a SED (Secretaria de Estado de Educação), o impacto na REE (Rede Estadual de Ensino), que atende basicamente o ensino médio, tende a ser pequeno porque o Estado já concluiu a implementação do modelo antes mesmo da revisão que o novo ensino médio já havia passado.

Contudo, em linhas gerais, a principal mudança será na carga horária da formação geral básica e dos itinerários, que resultará em maior tempo destinado às disciplinas obrigatórias. Desse modo, as escolas de REE deverão efetuar esse ajuste, aumentando as horas para aulas como as de Português e Matemática.

“Essa alteração depende da aprovação do texto por parte da presidência. Uma vez sancionado, ele deverá ser implementado a partir do ano que vem, garantindo, assim, o tempo necessário para planejamento das redes de ensino”, informou a pasta.

Novas mudanças na reforma do ensino médio

O principal ponto do novo texto mantém o aumento da carga horária da formação geral básica previsto no projeto original, de 1,8 mil para 2,4 mil horas nos três anos do ensino médio, para alunos que não optarem pelo ensino técnico.