De acordo com o titular da Semagro, Jaime Verruck, a avaliação do projeto da Nova Ferroeste foi realizada por uma equipe multidisciplinar que seguiu os critérios de transporte terrestre da CBI. O esperado ramal ferroviário é uma parceria entre os governos dos Estados de Mato Grosso do Sul e Paraná, porém, também vai conectar Santa Catarina.
Segundo Jaime Verruck, os estudos realizados para a elaboração do projeto para emissão de títulos verdes consideraram como fonte de energia das futuras locomotivas a eletricidade e o óleo diesel. Estas e outras informações técnicas estão contidas no Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e serviram como base para a análise.
Em termos de critérios técnicos e ambientais, o índice de emissão de gases poluentes foi o principal fator considerado. O parecer final apontou a emissão de 16g CO2/TKU (tonelada/quilômetro útil), ou seja, um valor abaixo do limite das normas da CBI, que é de 24g CO2/TKU. A partir desse resultado, o projeto pode ser submetido a uma análise para certificação de títulos verdes.
O parecer técnico expõe, ainda, que o investimento no modal ferroviário permite melhor aproveitamento energético no transporte de cargas, principalmente em longas distâncias. De maneira geral, o caminhão emite quatro vezes mais gás carbônico (CO2) que o trem para levar a mesma carga. O transporte é a segunda atividade que mais contribui para as emissões globais de gases do efeito estufa, atrás apenas da geração de eletricidade.
O secretário Jaime Verruck destacou que a chancela para emissão de títulos verdes deixa o projeto com mais consonância e adquire mais robustez ecológica diante da meta do Governo do Estado, que é de se tornar Carbono Neutro até 2030. “Temos uma preocupação com a redução desses índices no Estado, e isso é recorrente em todo o mundo. Prova disso é o interesse de investidores em projetos com potencial para obtenção de títulos verdes e climáticos para entregar produtos e serviços de qualidade com o menor impacto ao meio ambiente. As certificações elevam a confiança e a transparência diante dos investidores e clientes”, sinalizou.
Os títulos verdes são fundos financeiros disponíveis destinados a empreendimentos sustentáveis. Eles são similares aos títulos de dívida comuns, com a diferença essencial de que só podem ser usados para financiar investimentos considerados sustentáveis. No Brasil, o Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES) oferece opções de crédito voltadas a projetos verdes. No cenário internacional, essa prática é mais frequente, o que também favorece à participação de investimentos estrangeiros.
A Nova Ferroeste vai ampliar a capacidade de escoamento, melhorando o acesso dessas regiões com o Porto de Paranaguá, a porta de saída de boa parte da produção brasileira. Esse desenvolvimento será feito com bases sustentáveis, especialmente para reduzir o tráfego de veículos de carga em rodovias como a Brs 163 e 277, nos Estados de Mato Grosso do Sul e Paraná.