Nova fábrica da Suzano custará quase R$ 15 bi e deve gerar 10 mil empregos em MS

Empresa promete construir a maior fábrica de celulose de linha única de eucalipto do mundo

Foto: Divulgação

No dia em que divulgou um crescimento de 61% no resultado operacional do primeiro trimestre, a Suzano anunciou seu mais novo projeto, que custará 14,7 bilhões de reais. A nova fábrica tem previsão de entrar em operação em 2024, em 

A nova unidade, chamada de Projeto Cerrado, terá capacidade para 2,3 milhões de toneladas de celulose por ano, fazendo com que a Suzano eleve sua capacidade de produção de 10,9 milhões para 13,2 milhões de toneladas anuais. 

Com um projeto mais competitivo, a empresa comunicou que já comprou a madeira necessária para os primeiros anos de produção. De acordo com o presidente-executivo da Suzano, Walter Schalka, a madeira que abastecerá a nova fábrica será plantada em um raio médio de 60 quilômetros.

Com o anúncio da construção da fábrica em Ribas do Rio Pardo, a Suzano passa a ter quatro linhas de produção em Mato Grosso do Sul, sendo duas em Três Lagoas.

Em Mato Grosso do Sul, que já estuda outros projetos de celulose, a decisão gera outros estímulos, como investimento em infraestrutura ferroviária da região, citado pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Enquanto o modal ferroviário não vem, a Suzano vai escoar a produção da nova fábrica em Ribas do Rio Pardo via porto de Santos.

Segundo o vice-presidente financeiro da Suzano, Marcelo Bacci, os custos do projeto serão arcados pela própria companhia, sem necessidade de acionar investimentos externos.

Para o anúncio da nova fábrica, que deve gerar 10 mil empregos durante a construção, a Suzano organizou uma coletiva de imprensa virtual que contou com a presença do governador Reinaldo Azambuja, da ministra Teresa Cristina, do presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck e do prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo, além do presidente da empresa, Walter Schalka.

Durante a coletiva de imprensa virtual, a equipe de jornalismo do site Cidadão MS esteve presente. Enquanto os líderes da empresa apresentavam os números e o projeto, os jornalistas puderam enviar perguntas por meio de um chat disponibilizado pela plataforma.