MS registra 75% menos chuvas em fevereiro e regiões com seca extrema

MS registra 75% menos chuvas em fevereiro e regiões com seca extrema

A situação está relacionada à atuação de massas de ar seco e quente, que são sistemas de alta pressão atmosférica - foto: Reprodução

Apesar das chuvas dos últimos dias, o estado de Mato Grosso do Sul registrou índices negativos no total de chuvas catalogadas no mês de fevereiro.

O acompanhamento mensal realizado pelo de Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), revelou o valor histórico de 75% a menos do esperado para o período. Nos 79 municípios do Estado, o acumulado variou de 0 – 120 mm.

De acordo com o relatório, apenas cidades localizadas no extremo norte do Estado tiveram chuvas acima da média climatológica, com valores entre 120 a 180 mm.

Para o Centro de Monitoramento, a situação está relacionada à atuação dos sistemas de alta pressão atmosférica, ou seja, das massas de ar seco e quente.

Os resultados positivos nas regiões se devem fatores como, por exemplo: passagem de cavados, associadas ao transporte de umidade e aquecimento diurno, atuação de zonas de convergência e a passagem de frentes frias.

No comparativo entre os meses de janeiro e fevereiro, o relatório também apontou que houve avanço da seca grave no centro do estado e da seca extrema na parte sudoeste do estado, em função das anomalias negativas de precipitação e piora nos indicadores.

spinner-noticia

Em fevereiro, devido às chuvas acima da média em alguns pontos, houve recuo da seca excepcional e extrema no nordeste do estado.

A expectativa para o próximo trimestre (Abril-Maio-Junho) é de que os índices continuem negativos, com valores entre 40% a 50%, número abaixo da média climatológica.

Ao todo, 19 cidades do Estado foram classificadas como região de seca extrema. Entre elas, Anastácio, Bela Vista, Bonito, Bodoquena, Brasilândia, Três lagoas, Ponta Porã, entre outras.

Historicamente as chuvas variam entre 200 a 300mm em grande parte de Mato Grosso do Sul. Nas regiões nordeste e noroeste, os acumulados variam entre 100 a 200mm, e no extremo sul da região sul entre 300 a 400 mm.