MS quer profissionalizar mais de 900 detentos em 11 cidades em 2024

Programa fornece capacitação profissional e também cria oportunidades de emprego

Detentos passam por cursos profissionalizantes (Divulglção, Agepen)

Com foco na reintegração de pessoas em situação de prisão e egressos do sistema prisional, a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e a Funtrab (Fundação do Trabalho) vão levar ações do programa “MS Qualifica” para dentro das unidades prisionais de Mato Grosso do Sul.

Por meio dessa parceria, serão oferecidas capacitações em diversos setores, abrangendo 45 cursos, em 17 estabelecimentos penais de 11 municípios, durante os meses de abril a novembro. A meta é qualificar 900 pessoas, proporcionando oportunidades concretas de aprendizado e desenvolvimento profissional.

O programa “MS Qualifica” tem como objetivo não apenas fornecer capacitação profissional, mas também criar oportunidades de emprego, aumentar a renda dos profissionais e promover a inclusão social.

Os cursos incluem uma ampla gama de áreas, como cabeleireiro, higiene e manipulação de alimentos, produção de pães e salgados, garçom, maquiagem, manicure, depilação com linha, assistente administrativo, atendimento ao público, relações interpessoais, almoxarife, primeiros socorros, entre outras.

Um exemplo desse esforço colaborativo ocorre em Corumbá, onde reeducandas e reeducandos estão tendo a oportunidade de participar de cursos de beleza e de atendimento, como garçom, entre outros.