
Em mais um alerta, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indica a ocorrência de tempestade em Mato Grosso do Sul, com ventos que podem chegar a 100 km/h. Os avisos são válidos a partir de hoje até às 9h.
O primeiro aviso indica perigo potencial de chuvas entre de 20 a 50 milímetros, com ventos intensos de 40 a 60 km/h. Neste caso, abrange 56 municípios, entre eles, Campo Grande, Dourados, Inocência, Itaporã, Jaraguari, Terenos, Três Lagoas, Corumbá, Sidrolândia, Camapuã, Cassilândia, Água Clara.
O outro aviso, este, com alerta laranja de perigo refere-se a chuvas com volume previsto de 100 milímetros e ventos de 60 a 100 km/h. O Inmet listou 32 municípios na rota dessas tempestades: Amambai, Anaurilândia, Angelica, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Caarapó, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas, Tacuru, Taquarussu, Vicentina.
A instabilidade no tempo em Mato Grosso do Sul está relacionada ao El Niño, fenômeno climático que esquenta o Oceano Pacífico e, consequentemente, causa altas temperaturas e tempestades intensas em todo Brasil.
Para o período de novembro a janeiro, além das tempestades, o serviço de meteorologia prevê nova onda de calor, com temperaturas quatro graus acima da média.