
Começou ontem (23) a segunda edição da campanha “Saúde Vacina Mais: Cuidar de Quem Cuida”, focada na imunização de profissionais da saúde. A iniciativa, que segue até o dia 12 de outubro de 2024, tem como objetivo garantir que os trabalhadores da linha de frente estejam protegidos contra doenças como Covid-19 e Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs).
A campanha é uma ação conjunta da SES com o Centro de Imunização, a Coordenadoria de Emergências em Saúde Pública (CESP) e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST). A estratégia, chamada de “extra-muro”, levará pontos de vacinação diretamente às unidades hospitalares e centros médicos, facilitando o acesso dos profissionais de saúde às vacinas.
Frederico de Moraes, gerente de Imunização da SES, destaca a importância da campanha: “O ritmo acelerado de trabalho desses profissionais muitas vezes impede que eles se desloquem para postos de vacinação. Por isso, trazemos a vacina até eles, ampliando o acesso e reforçando a proteção em um cenário de alta de Covid-19 e SRAGs”.
Vacinação em várias frentes – O cronograma da campanha inclui a aplicação da vacina contra a Covid-19 monovalente (XBB) da fabricante Moderna, indicada para profissionais que ainda não se imunizaram ou precisam de reforço, respeitando o intervalo mínimo de três meses desde a última dose. Além disso, os trabalhadores poderão receber imunizantes contra Hepatite B, dTPa (difteria, tétano e coqueluche) e a Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola).
A vacinação também será oferecida aos profissionais de saúde que atuam fora de ambientes hospitalares. Esses trabalhadores deverão procurar as salas de vacinação disponíveis nas unidades de Atenção Primária em seus municípios.
Além da vacinação, a campanha reforça a importância de medidas não farmacológicas, como a higienização frequente das mãos e o uso de máscaras, principalmente em ambientes hospitalares. Essas medidas visam garantir a segurança tanto dos profissionais quanto dos pacientes.
A campanha também inclui uma nova rodada de imunização, programada para quinta-feira (26), na sede da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) da SES, das 08h30 às 11h.