MS assegurou posição de liderança na plataforma que avalia aplicação de recursos públicos

No total, Mato Grosso do Sul tem 365 convênios celebrados, totalizando um montante de R$ 1,2 bilhão.

(Foto: Bruno Rezende)

Recentemente, Mato Grosso do Sul tem apresentado um desempenho notável em indicadores econômicos e sociais. Como resultado disso, na última semana de setembro, o Estado alcançou a posição de destaque na Plataforma Transferegov, um sistema que avalia o desempenho dos recebedores de recursos em transferências discricionárias e legais da União (IDTRU-DL). Essa ferramenta monitora a gestão dos recursos públicos acordados entre o governo federal e os estados.

Desde 2018, o Estado tem consistentemente figurado entre os primeiros colocados nessa lista. Desta vez, conquistou o primeiro lugar com uma pontuação de 75,9, numa escala de 100 pontos, medida em 29 de setembro. No total, Mato Grosso do Sul tem 365 convênios celebrados, totalizando um montante de R$ 1,2 bilhão.

MS assegurou posição de liderança na plataforma que avalia aplicação de recursos públicos
Mato Grosso do Sul obtém nota 75,9, ocupando a primeira posição entre os estados no índice que mede a aplicação de recursos

“Esta conquista só foi possível graças as inúmeras capacitações realizadas desde 2015 e diante da criação de uma rede interna de gestão de convênios entre os técnicos do Estado e a coordenação da Secretaria de Governo e Gestão Estratégica de Mato Grosso do Sul”, garante o coordenador da Rede + Brasil em Mato Grosso do Sul, Luiz Carlos Morente.

Segundo o coordenador, todos os convênios que o Governo do Estado celebra com a União são avaliados por meio do IDTRU. “A avaliação do Mato Grosso do Sul alcançou o primeiro lugar entre todos os estados e Distrito Federal, seguidos de Amapá (73,6), Rondônia (70,7), Paraná (68,7), Espírito Santo (60,2) e Santa Catarina (59,6)”, completa.

Mato Grosso do Sul alcançou nota máxima (100) nos quesitos que incluem os convênios concluídos e contas aprovadas. O cidadão também pode acompanhar a evolução de entregas e repasses de recursos públicos para sua cidade pela plataforma Transferegov.