
Por meio de uma portaria publicada nesta quarta-feira (23), o Ministério da Saúde encaminhou um repasse federal de custeio para ações estratégicas para a garantia do acesso ao pré-natal odontológico das gestantes de Mato Grosso do Sul.
O recurso destina-se ao pré-natal odontológico e visa fortalecer e garantir acesso livre das gestantes ao atendimento odontológico de pré-natal na Atenção Primária à Saúde (APS), na prevenção e tratamento, quando necessário.
Em MS, os recursos seguem para os municípios de Anastácio, Amambai, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Batayporã, Bela Vista, Bonito, Brasilândia, Camapuã, Cassilândia, Caracol, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Fátima do Sul, Guia Lopes da Laguna.
Se estendem a Iguatemi, Itaporã, Ivinhema, Jardim, Laguna Carapã, Maracaju, Naviraí, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rochedo, Santa Rita Do Pardo, Sete Quedas, Sidrolândia, Sonora, Tacuru, Terenos e Três Lagoas.
Conforme o Ministério da Saúde, o valor a ser repassado corresponde a R$ 20,52 por gestante identificada, informada no Sistema Nacional de Informação da Atenção Básica (Sisab), em recursos totais em R$10.532.218,32 para todo o país.
O programa visa orientar gestantes sobre a importância dos cuidados em saúde bucal e do pré-natal odontológico para sua saúde e a do bebê; implementar a “Diretriz para a prática clínica odontológica na APS: tratamento em gestantes”; e alcançar a meta relativa ao indicador do Previne Brasil “Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado” de 60%. Confira a lista e quantia destinada aos municípios de MS aqui!