Ministério da Saúde autoriza Três Lagoas montar equipe do “Consultório na Rua”

Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde autorizou Mato Grosso do Sul, por meio de portaria, a ampliar as equipes do programa federal “Consultório na Rua”, que atua com foco nas pessoas em situação de rua.

Segundo o documento, Três Lagoas poderá contar com duas equipes das 16 novas autorizadas. Dessa forma, Corumbá, Ponta Porã e Dourados poderão também ter duas equipes e Campo Grande, até 16. Atualmente, Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã possuem uma equipe cada.

Caso outros municípios tenham interesse em montar suas equipes precisam realizar o credenciamento junto ao Ministério da Saúde.

As equipes são multidisciplinares e devem ser formadas por médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, agente social, técnico ou auxiliar de enfermagem, técnico em saúde bucal, cirurgião dentista, profissional de educação física e profissional com formação em arte e educação.

O programa

O programa foi instituído em 2011, por meio da Política Nacional de Atenção Básica, e tem como objetivo ampliar o acesso aos serviços de saúde para pessoas em situação de rua.