
A Pandemia forçou as pessoas praticarem o distanciamento social e com isso, empresas que atendiam presencialmente tiveram que buscar outros meios para continuar vendendo seus produtos. E um dos meios mais utilizados neste ano foi o Marketing Digital.
A companhia de análise do mercado móbile, App Annie, divulgou recentemente que um dos aplicativos mais baixados neste ano foi Instagram. Muitas pessoas também começaram a enxergar neste aplicativo como uma forma de divulgar produtos e com isso, o micro influenciador digital está ganhando espaço nas pequenas cidades, incluindo Brasilândia.
Diferente de grandes influencers, que contabilizam milhares de seguidores, o microinfluencer são pessoas comuns que tem uma média de entre 3 até 20 mil seguidores e geram mais proximidade e identificação com as pessoas por compartilharem seu dia a dia.
Para a jornalista e criadora de conteúdo de redes sociais, Larissa Lima, o Marketing Digital com a estratégia de utilizar microinfluencer digital é a bola da vez. “É uma prática que só tem a crescer. Acredito que é uma grande sacada das empresas, que buscam se promover por meio da imagem de uma pessoa já conhecida na cidade ou região de atuação”, destaca.
Em sua visão, além de poder seguir o comportamento do mercado, mas dentro de suas possibilidades financeiras, também permite uma maior identificação por parte do público local, que em geral vê esses microinfluenciadores com mais identificação, justamente por conta da proximidade geográfica e mais fácil acesso.
“São pessoas que frequentam os mesmos mercados, lojas, bares. As pessoas também gostam de acompanhar o crescimento de personalidades e empresas, pois é algo que imprime maior pessoalidade e por consequência, gera uma fala de maior impacto e credibilidade por parte de quem segue”, finaliza.
MICROINFLUENCERS
A Auxiliar de Saúde Bucal, Yana Rafaela Coutinho Lopes (@yanacoutinho) tem atualmente 5.182 seguidores no Instagram e geralmente registra os looks de moda e estética. Ela disse que tudo começou com a divulgação de roupas da sua amiga Aline Noronha, da Loja Lua Boutique. “Começamos como uma brincadeira e não imaginei chegar a essa repercussão. Sempre compartilho meus momentos de diversão com minha família e amigos, e alguns memes (risos), e as parcerias que fiz estou amando”, disse.
Yana falou que até o momento só recebeu críticas construtivas e ressalta que as empresas de pequeno e médio porte devem utilizar esse tipo de estratégia de marketing. “É importante a divulgação de cada empresa, o que eles oferecem para os clientes, que muitas vezes as pessoas não sabem o que as empresas têm para oferecer, gerando uma divulgação maior e automaticamente aumentando o número de vendas”, destaca.
A maquiadora Fernanda Bonilha de Souza (@ferbonilha) conta com 8.133 seguidores no Instagram e desde pequena sempre gostou de fotos. “Sempre fui muito fotogênica e a Pandemia me influenciou (risos). Acho que esse mundo de influencers cresceu muito na pandemia e foi aí que resolvi fazer meus provadores e com isso veio as divulgações junto e graças a Deus tem dado muito certo”, disse.
Quem acessa o seu perfil, pode acompanhar o dia a dia, com dicas de moda, maquiagem e divulgações que a microinfluencer faz. Ela disse que já recebeu algumas críticas, mas aposta em sua autenticidade para ganhar a simpatia “Já recebi várias, sempre tem né?! Eu me defendo sendo eu mesma, não finjo ser quem não sou, e a resposta eu deixo pra Deus”, finaliza.
A vendedora e Técnica em química e açúcar e álcool, Larissa Sales (@salleslarissa01), tem hoje apenas 1.588 seguidores no Instagram, mas o seu jeito comunicativo está cada vez atraindo seguidores. “Sempre fui muito espontânea. Na época da escola sempre tomei iniciativa em apresentar os trabalhos, ser a mais falante nos teatros. E essa espontaneidade me deixa a vontade em tirar fotos e pra falar a verdade”, disse sobre sua facilidade em ser comunicativa a frente das câmeras.
Ela conta como tudo começou e não esperava a repercussão que está tendo. “Eu nunca tive esse objetivo. Comecei a gravar por diversão e brincadeira. Claro que lá no fundo a gente pensa: ‘vou ficar famosa’ (risos). Fui pega meio de surpresa com a boa resposta dos seguidores, desde já, agradeço a todos pelo carinho e motivação. Uma coisa que meche comigo são os convites para publicidades e divulgação. Fico com medo de não dar o resultado que esperam, mas, ao mesmo tempo m sinto muito feliz por acreditarem em mim”.
Ela comenta a sua melhor forma de engajamento nas redes sociais. “Procuro continuar como comecei. Falo do meu dia a dia, de coisas que estão acontecendo no momento. Coisas da gente, coisas comum de todos nós. Acho importante que as pessoas se identifiquem com minhas publicações. Embora eu seja iniciante e bem simples nesse meio, sei que as pessoas esperam alguma palavra alegre, de motivação para melhorar o seu dia”, ressalta.
Larissa confessa que já recebeu e também aceita as críticas construtivas e a ajudaram muito no seu modo de se comunicar. “”, destaca.
Em sua opinião, as empresas devem apostar em pessoas com perfis nas redes sociais da própria cidade. “Eu acho isso muito importante. Acredito que o uso dos talentos locais traz mais identificação com a população e podemos trazer mais verdade nas palavras porque, nós somos clientes dessas empresas. Além de que podemos servir como inspiração para nossos jovens, uma vez que ‘somos gente da gente’, finaliza.