Menos de 35% dos vacinados com a Janssen tomaram a dose de reforço em MS

Segundo dados do Vacinômetro do governo estadual, levantados na tarde desta quarta-feira (22), apenas 33,50% de doses de reforço tinham sido aplicadas com relação às doses únicas.

Foto: Prefeitura de Campo Grande/ Reprodução

A procura pela dose de reforço da Janssen está baixa em Mato Grosso do Sul. Segundo dados do Vacinômetro do governo estadual, mais de 243 mil doses da vacina foram aplicadas quando ainda era previsto apenas uma dose. Contudo, desde o início da aplicação da dose de reforço pouco mais de 80 mil doses foram aplicadas em todo o estado, o que representa apenas 33,50% do total aplicado anteriormente.

Treze municípios da região de fronteira participaram de um estudo de vacinação em massa com a vacina da Janssen. Para esses municípios, foram enviadas 100.030 unidades, mas até a manhã de terça-feira (21) apenas 27.010 pessoas procuraram a dose de reforço, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

Nos demais municípios do estado, foram enviadas no dia 8 deste mês 100.170 unidades da vacina. Mas, apenas 45.833 delas haviam sido aplicadas até a manhã de terça-feira.

Dados retirados do Vacinômetro de MS às 15h10 desta quarta-feira (22). — Foto: Reprodução/Vacinômetro

Dados retirados do Vacinômetro de MS às 15h10 desta quarta-feira (22). — Foto: Reprodução/Vacinômetro

O secretário de saúde do estado, Geraldo Resende ressalta que há doses suficientes para vacinar com a dose de reforço da Janssen e que a população precisa buscar a imunização. “É muito importante essa decisão, para que a população tenha sua imunidade reforçada, a fim de evitarmos novos casos, internações e óbitos pela Covid-19. Vacinas, nós temos em quantidade suficiente”, afirma Resende.

Ele reforça que com a vacinação será possível conter o avanço da nova variante da Covid-19, a ômicron, no estado. “Infelizmente, é quase certo que ela vai chegar, mas se a população estiver devidamente imunizada, o vírus não terá terreno fértil em Mato Grosso do Sul”, garante o secretário de saúde.