
No próximo fim de semana, Campo Grande será sede da primeira etapa da Copa Brasil de Paracanoagem, evento que vai acontecer no Parque das Nações Indígenas, nos dias 25 e 26 de março.
A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) junto à Federação Estadual (FECAMS).
Além disso, a Copa tem como principal parceiro o Governo do Estado, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).
Entre os participantes, estarão participando medalhistas paralímpicos conhecidos como o sul-mato-grossense Fernando Rufino (Cowboy de Aço), bem como Giovane Vieira (Pantera Negra), Caio Ribeiro e Luís Carlos Cardoso.
O diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, destaca que esta é a primeira vez que o Estado sedia uma competição nacional de paracanoagem.
“Mato Grosso do Sul é um dos destaques nacionais no esporte paralímpico e estamos muito felizes de receber uma competição desse peso, com a presença de campeões paralímpicos, como o nosso Fernando Rufino, que tanto nos orgulhou nas Paralimpíadas de Tóquio”, disse.
O presidente da CBCa, Rafael Girotto, ressalta que o evento coloca Mato Grosso do Sul como referência nacional em realizações de eventos.
“O Estado já é destaque através dos resultados dos seus atletas, nacional e internacionalmente, e vem também se consolidando, nos últimos anos, na realização de eventos de grande porte”, explicou.
O Campeonato
As provas são divididas em oito categorias: KL1, KL2, KL3, VL1, VL2, VL3, KLT1 e KLT2.
Existe, ainda, divisão entre o feminino e o masculino.
A disputa servirá como seletiva nacional para os eventos internacionais da temporada, sendo eles: a Copa do Mundo e o Campeonato Mundial de Paracanoagem.
Ambos vão acontecer, respectivamente, em Poznan (Polônia) e Halifax (Canadá).