Medalhistas paralímpicos vão participar da Copa Brasil de Paracanoagem na Capital

O Parque das Nações Indígenas vai sediar a etapa nos dias 25 e 26 de março; entre grandes nomes está o do medalhista sul-mato-grossense Fernando Rufino

Foto: Correio do Estado

No próximo fim de semana, Campo Grande será sede da primeira etapa da Copa Brasil de Paracanoagem, evento que vai acontecer no Parque das Nações Indígenas, nos dias 25 e 26 de março.

A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) junto à Federação Estadual (FECAMS).

Além disso, a Copa tem como principal parceiro o Governo do Estado, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

Entre os participantes, estarão participando medalhistas paralímpicos conhecidos como o sul-mato-grossense Fernando Rufino (Cowboy de Aço), bem como Giovane Vieira (Pantera Negra), Caio Ribeiro e Luís Carlos Cardoso.

O diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, destaca que esta é a primeira vez que o Estado sedia uma competição nacional de paracanoagem.

“Mato Grosso do Sul é um dos destaques nacionais no esporte paralímpico e estamos muito felizes de receber uma competição desse peso, com a presença de campeões paralímpicos, como o nosso Fernando Rufino, que tanto nos orgulhou nas Paralimpíadas de Tóquio”, disse.

O presidente da CBCa, Rafael Girotto, ressalta que o evento coloca Mato Grosso do Sul como referência nacional em realizações de eventos.

“O Estado já é destaque através dos resultados dos seus atletas, nacional e internacionalmente, e vem também se consolidando, nos últimos anos, na realização de eventos de grande porte”, explicou.

O Campeonato  

As provas são divididas em oito categorias: KL1, KL2, KL3, VL1, VL2, VL3, KLT1 e KLT2.

Existe, ainda, divisão entre o feminino e o masculino.

A disputa servirá como seletiva nacional para os eventos internacionais da temporada, sendo eles: a Copa do Mundo e o Campeonato Mundial de Paracanoagem.

Ambos vão acontecer, respectivamente, em Poznan (Polônia) e Halifax (Canadá).