
Nenhuma instituição de ensino superior de Mato Grosso do Sul, púbica ou privada, atingiu uma faixa 5, que é um máximo, no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) 2019, divulgado nesta sexta-feira (23) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O indicador mede a qualidade das instituições de ensino superior.
No Estado, foram avaliados 27 instituições, entre universidades, faculdades, centros universitários, institutos federais e centros federais de educação tecnológica.
Deste total, cinco atingiram o conceito 4 do indicador, que é o segundo melhor resultado do ICG.
Alcançaram o índice 4 a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran) e Centro Universitário Unigran Capital.
A média 4, assim como a 5, é considerada satisfatória, enquanto a 3 é regular e 1 e 2 são insatisfatórias.
No Estado, cinco instituições de ensino superior alcançaram o nível 2, sendo a Faculdade de Administração de Fátima do Sul, Faculdade Salesiana de Santa Tereza (Corumbá), Faculdade de Administração de Chapadão do Sul, Faculdade Anhanguera de Dourados e Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó.
Outras 17 conhecidas no índice 3.
Nacional
Segundo o Inep, das 106 instituições de educação superior públicas federais com o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) 2019 no País, 71% atingiram os conceitos 4 e 5 do indicador.
Ao todo, os resultados foram calculados para 2.070 instituições (públicas e privadas), considerando os 24.145 cursos tomados entre 2017 e 2019.
Em valores absolutos, a Região Sudeste apresentou o maior número de instituições com a faixa 5.
Cálculo
O cálculo matemático para chegar ao IGC leva em conta os seguintes aspectos: a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC), considerando o último ciclo do Enade como referência; a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, determinado pela CAPES na última avaliação trienal; e a distribuição dos estudantes entre as diferentes etapas do ensino superior (graduação ou pós-graduação stricto sensu).
Como indicador de qualidade, o IGC integra o conjunto de procedimentos e instrumentos diversificados que avaliam as instituições de ensino, de acordo com o que prevê a Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
O índice tem relação direta com o ciclo avaliado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que mensura, entre outros aspectos, o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação.
Para o IGC, uma instituição de ensino, no mínimo, uma graduação com Conceito Preliminar de Curso (CPC), atribuído no triênio de referência do Enade.