
Mato Grosso do Sul deve passar por uma nova onde de calor nos próximos dias, a terceira neste ano de 2023. O aviso foi emitido pelo site de monitoramento climático Climatempo.com nessa terça-feira (07). A previsão é de que os termômetros registrem novos recordes, superando os números de setembro e outubro.
A mateorologia explica que o ar seco está estabelecido sobre o País e as temperaturas vão subir muito a partir da quarta-feira (08), formando a nova onda de calor, que terá temperaturas de até mais de 5 °C acima do previsto para essa época do ano. Além disso, ao contrário das duas ondas anteriores, essa nova passagem terá pelo menos cinco dias a mais.
O forte calor deve começar a ser sentido no estado na quinta-feira (09). Na sexta-feira (10), as temperaturas disparam e há previsão de temperaturas acima dos 40 °C no interior de MS, como Água Clara, Três Lagoas e Bataguassu. O fim de semana também será muito quente em quase todas as regiões do País e no decorrer da semana seguinte será ainda mais intenso.
Segundo o meteorologista Vinicius Lucyrio, essa será uma onda de calor histórica. “Potencialmente teremos recordes mensais para novembro em Palmas, Goiânia, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Rio De Janeiro, Cuiabá e Campo Grande. (…) É possível que esta onda de calor seja mais forte que a de setembro, em termos de duração e abrangência”, disse ao site Climatempo.com.