
No último fim de semana (04), Mato Grosso do Sul conquistou ouro, prata e bronze no Meeting Sub-18 e Sub-21, uma das principais competições nacionais para as equipes de transição do judô brasileiro, organizado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ). A disputa aconteceu no Ginásio Guanandizão, em Campo Grande, e contou com a participação de 14 atletas.
O ouro foi conquistado por Ana Demarco, beneficiária da Bolsa Atleta estadual. Atleta da Associação Desportiva Moura, uma das mais tradicionais, ela venceu a disputa na categoria Feminino Médio Sub-18, até 63 kg.
“Estou muito feliz com essa conquista, algo que venho buscando há muito tempo e estava nos meus planos. Agora é seguir trabalhando bastante, bem focada, para dar o meu melhor nos próximos desafios que virão”, diz a medalhista.
Ana é a caçula dos três irmãos judocas, José Marco e Milena. José é o mais velho e foi quem abriu as portas para a família no esporte, Milena também se destacou nos tatames, alcançando a 5ª posição categoria Feminino Leve Sub-21 (até 57kg).
Todos os medalhistas garantiram vaga para disputar a etapa do Circuito Europeu em Zagreb, Capital da Croácia, no próximo mês. Os três atletas sul-mato-grossenses classificados terão apoio da Fundesporte para competirem fora do Brasil.
“Agora vamos treinar e conseguir o melhor resultado lá, onde estão os melhores de cada País, todos bem treinados”, comenta Marcos Paulo, atleta do Judô Clube Rocha/Rádio Clube, que garantiu o bronze na categoria masculino ligeiro Sub-18 (até 55kg).
A prata no Meeting veio nas disputas do Sub-21, realizadas no domingo (05), já o Sub-18 foi todo disputado no sábado (04). A atleta que garantiu a conquista para Mato Grosso do Sul foi Nathália Camily, do Judô Futuro, na categoria Feminino Médio, até 70kg.
O torneio dá chance para que os atletas de Mato Grosso do Sul tenham intercâmbio com atletas de outros estados e, se classificados, podem representar brasileiros e sul-mato-grossenses em outros países.
“Tivemos atletas que chegaram à reta final e agora terão a chance de representar o Brasil em competições mundo afora. É uma motivação, inclusive, para aqueles que estão começando no judô, uma fonte de inspiração para a próxima geração, para que continuem treinando firme”, frisa o diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges.
Classificação
Categoria Sub-18 Masculino
- Marcos Paulo Silva – 3º lugar (bronze) – Judô Clube Rocha; Ligeiro (até 55kg).
- João Pedro Gomes – 4º lugar – Judô Clube Rocha; Meio-pesado (até 90kg).
- Andrey Kuttert – 5º lugar – Associação Yada de Judô; Superligeiro (até 50 kg).
- Henrique de Sena – 7º lugar – Judô Futuro; Meio-médio (até 73 kg).
- Gabriel Arruda – 7º lugar – Clube Sakurá de Judô; Meio-pesado (até 90 kg).
Sub-18 Feminino
- Ana Demarco – 1º lugar (ouro) – Associação Desportiva Moura; Médio (até 63 kg).
- Stefanny Carbonaro – 5º lugar – Associação Yada de Judô; Meio-pesado (até 70 kg).
- Rafaela Rocha – 7º lugar – Judô Clube Rocha; Leve (até 52 kg).
- Mirella Santos – 7º lugar – Clube Sakurá de Judô; Meio-médio (até 57 kg).
Sub-21 Masculino
- Bruno Dias Duarte – 5º lugar – Associação Cano de Judô; Pesado (mais de 100 kg).
Sub-21 Feminino
- Nathália Camily Arruda – 2º lugar, medalha de prata; Judô Futuro; Médio (até 70 kg).
- Milena Demarco – 5º lugar; Associação Desportiva Moura; Leve (até 57 kg).
- Ana Carolina Spessoto – 5º lugar; Associação Yada de Judô; Meio-pesado (até 78 kg).