
O Ministério da Educação prorrogou o prazo para inscrições às vagas ofertadas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) em cursos de graduação para os participantes do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Agora, os interessados podem se inscrever até a quarta-feira, 14.
No Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) são 1.000 vagas em 16 opções de cursos, entre superiores de tecnologia, bacharelados e licenciaturas, nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. O ingresso acontece no segundo semestre.
As vagas são para os cursos superiores de Agronomia, Alimentos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Computação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Pesca, Gestão do Agronegócio, Jogos Digitais, Química, Produção de Grãos, Processos Metalúrgicos, Redes de Computadores e Sistemas para Internet.
As inscrições devem ser realizadas na página do SiSU. O acesso ao sistema é feito por meio do login único do Governo Federal. O candidato deve criar uma conta ou utilizar a já cadastrada para os sites com domínio “gov.br“.
Podem participar da seleção os candidatos que fizeram o Enem 2020 e que obtiveram nota acima de zero na redação e nas demais as áreas do conhecimento.
Será considerada apenas a última inscrição confirmada. O candidato pode conferir a nota de corte para cada curso (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados), atualizada diariamente, e a classificação parcial (calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção) na página do SiSU.
Ações afirmativas – Metade das vagas ofertadas se destina a candidatos que cursaram integralmente todas as séries do ensino médio em escola pública. Dessas vagas reservadas, 50% são para àqueles com renda familiar per capita inferior a um salário-mínimo e meio.
Ainda há cotas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.
O IFMS também possui a opção do bônus local, voltado aos candidatos residentes nas áreas de abrangência dos campi, que têm direito a acréscimo de 20% na nota do Enem.
A opção pelas ações afirmativas deverá ser feita no ato da inscrição. As normas do processo seletivo estão disponíveis na Central de Seleção.
Novo cronograma – Com a ampliação do prazo para inscrição, o cronograma do processo seletivo também foi alterado. O resultado da chamada regular ficou para 16 de abril, com matrículas entre os dias 19 a 23.
Já o período para manifestação de interesse em participar da lista de espera vai até 23 de abril, com matrículas a partir do dia 27.
Graduação – Por meio do SiSU foram oferecidas 209.190 vagas, distribuídas em 5.685 mil cursos de graduação de 110 instituições públicas de todo o país. A seleção usa as notas obtidas pelos candidatos no Enem 2020.
No Instituto Federal, após as duas chamadas previstas, caso ainda haja vagas não preenchidas, será aberto processo seletivo de vagas remanescentes, com uma única chamada. Poderão se inscrever os participantes do Enem nos anos de 2018, 2019 ou 2020.
Quadro de Vagas
Campus Curso Período Vagas
Aquidauana Engenharia Civil Integral 40
Redes de Computadores Noturno 40
Sistemas para Internet Noturno 40
Campo Grande Sistemas para Internet Matutino 40
Noturno 40
Engenharia Elétrica Noturno 40
Engenharia Mecânica Noturno 40
Corumbá ADS Matutino 40
Noturno 40
Processos Metalúrgicos Noturno 40
Coxim Alimentos Noturno 40
Engenharia de Pesca Noturno 40
Licenciatura em Química Noturno 40
Sistemas para Internet Noturno 40
Dourados Jogos Digitais Noturno 40
Jardim Arquitetura e Urbanismo Integral 40
Lice. em Computação Noturno 40
Naviraí Agronomia Integral 40
ADS Noturno 40
Nova Andradina Agronomia Integral 40
ADS Noturno 40
Produção de Grãos Matutino 40
Ponta Porã Agronomia Integral 40
Gestão do Agronegócio Noturno 40
Três Lagoas ADS Noturno 40