IFMS abre mil vagas de graduação em dez cidades de Mato Grosso do Sul

As oportunidades são para ingresso no segundo semestre do ano

Foto: Divulgação

Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicado para processo seletivo com mil vagas de graduação, distribuídas em todos os campi da instituição. As inscrições ficarão abertas entre 6 e 9 de abril, na página do Sistema de Seleção Unificada (SISU)

As oportunidades são para ingresso no segundo semestre letivo do ano, nas cidades de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

As áreas contempladas são de Agronomia, Alimentos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Computação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Pesca, Gestão do Agronegócio, Jogos Digitais, Química, Produção de Grãos, Processos Metalúrgicos, Redes de Computadores e Sistemas para Internet.

Inscrições

São gratuitas e aceitas por meio do Sisu. O candidato deve acessar o site com seu login e senha. Depois, buscar no sistema de inscrições o curso e a vaga oferecida pelo IFMS.

Estão aptos a se inscrever no portal os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e que obtiveram nota acima de zero na redação e em todas as áreas de conhecimento.

De acordo com o IFMS, caso existam vagas não preenchidas após a segunda chamada do SISU, elas serão disponibilizadas pelo processo seletivo próprio da instituição, que será considerado como notas das edições do ENEM de 2018, 2019 e 2020.

A proposta para esta seleção também gratuita e deve ser realizada exclusivamente pela internet, na “Página do Candidato”, entre os dias 28 de maio e 5 de junho. 

Resultado

O resultado do processo seletivo com início no meio do ano, será divulgado na página do Sisu e na página do IFMS.

Após a divulgação da primeira chamada, candidato não selecionado que desejar participar da lista de espera da segunda chamada deve confirmar seu interesse no próprio portal do Sisu.

A seleção será feita de acordo com a seguinte ordem de critérios:

  1. Maior nota na redação;
  2. Maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  3. Maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;
  4. Maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  5. Maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Cotas

Metade das vagas ofertadas são destravados a candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública. Desse total, 50% se destinam àqueles com renda familiar per capita inferior a um salário mínimo e meio. 

Também garantido cotas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, e pessoas com deficiência. 

Além disso, existe uma opção do bônus local, voltado aos residentes residentes nas áreas de abrangência dos campi, que têm direito de um acréscimo de 20% na nota do Enem. A opção pelas ações afirmativas deve ser feita no ato da inscrição.

Os candidatos declarados pretos, pardos e indígenas passarão pela banca de heteroidentificação no dia 15 de abril. Os convocados devem comparecer no horário e local divulgados na mesma data da primeira chamada.

Serão desclassificados do certame os ausentes nas bancas e os que incluem uma auto declaração indeferida pela banca. 

O edital completo pode ser conferido aqui.