Hospital Regional de Três Lagoas completa um ano com mais de 50 mil atendimentos

Unidade que atende toda a região do Bolsão contou com investimento de R$ 56 milhões do Governo do Estado

Foto: Chico Ribeiro

Após um ano de funcionamento do tão esperado Hospital Regional, mais de 50 mil atendimentos foram realizados em todos os níveis. A unidade, que atende também as cidades de Água Clara, Aparecida do Taboado, Inocência, Brasilândia, Paranaíba, Bataguassu, Cassilândia, Selvíria e Santa Rita do Pardo, também promoveu a capacitação de mais de 500 colaboradores diretos e indiretos. Atualmente, o local conta com 116 leitos, sendo 20 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e emprega mais de 711 profissionais.

Segundo o Instituto Acqua, que administra a unidade juntamente com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em um ano foram realizados mais de 1.700 eletrocardiograma, 50 procedimentos cirúrgicos cardiológicos, além da primeira colocação de marca passos. Em maio, a unidade também realizou a primeira cirurgia bariátrica, procedimento em que deve ser referência no Estado.

Cerimônia para autoridades – No último dia 23, a administração do Hospital realizou um evento em comemoração ao primeiro ano de funcionamento, voltado para autoridades do município, estado, além de colaboradores.

Segundo o diretor-presidente do Instituto Acqua, Samir Siviero, o cuidado com humanização e acolhimento são indicadores positivos do primeiro ano. “Atuamos em 2022 com o que há de melhor e mais qualificado para avançar com os atendimentos e garantir, além da eficiência, qualidade e acolhimento. O Instituto Acqua mantém esse compromisso de cuidar das pessoas. Para isso, contamos com profissionais dedicados e empenhados. Capacitações constantes, investimentos em insumos, tecnologias e pessoal já movimentaram a unidade. Em 2023, junto com o Governo do Estado, estamos implementando ainda mais inovações e benefícios para a população. Parabenizo cada profissional por entregar o melhor às pessoas”, explicou.

“Me sinto honrado em passar aqui e ver os equipamentos de ressonância e mamografia em pleno funcionamento. E principalmente presenciar que o HR cumpre sua missão de fazer o Sistema Único de Saúde (SUS) atender a todos com eficiência “, comentou o Deputado Estadual Geraldo Rezende, então secretário estadual de Saúde na época da inauguração.

Já o prefeito Angelo Guerreiro, destacou a importância do hospital. “É muita satisfação poder estar aqui presente nesse 1 ano de Hospital Regional, porque é a realização de um sonho.  Um hospital que atende 39 municípios do Estado e tem feito um trabalho de excelência junto a toda equipe administrativa e profissionais da saúde”, comemorou.

“É um dia gratificante em poder celebrar esta data, com este nível de atendimento, apesar do pouco tempo de funcionamento o HR já apresenta excelência como grandes Unidades renomadas”, disse o presidente da Câmara Municipal, Cassiano Maia.

Representando o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, a diretora-geral de Gestão Estratégica da SES, Maria Angélica Benetasso disse que “nós tínhamos um vazio assistencial bastante grande em relação a várias situações. Nesse um ano de funcionamento do Hospital Regional trouxe bastante segurança naquilo que acreditamos e que é possível fazer. Então hoje, trazemos as novas tratativas com o Hospital Regional na implantação de várias novas especialidades para que possamos aumentar a complexidade desse hospital que tem uma estrutura fantástica”.

A secretária municipal de Saúde (SMS), Elaine Fúrio, citou que a Saúde não só de Três Lagoas como de toda a Costa Leste comemora este um ano de funcionamento, com grande evolução e muito a evoluir. “Que a cada ano possamos comemorar as conquistas do Hospital Regional, que também são as conquistas de toda a população” disse.

“É difícil mensurar o quanto esse aniversário é importante, porque estamos falando de uma oferta de serviços que mudam e salvam vidas. A parceria que temos com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, com a Secretaria de Saúde, tem possibilitado conquistas, e isso só aumenta nosso alcance com relação ao atendimento. Quero agradecer imensamente aos nossos colaboradores pois, em um ano, realizaram enormes feitos e com excelência. É uma comemoração muito especial para todos nós”, disse o diretor-geral do Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé, Henrique Schultz.

A cerimônia contou com uma homenagem à família de Magid Thomé, que dá o nome ao hospital. Em nome dos colaboradores, o médico Júlio Calil Neto homenageou Samir Silverio e o diretor do HR, Henrique Schultz. Também estiveram presentes o deputado federal Dagoberto Nogueira; os deputados estaduais Mara Caseiro e João César Mattogrosso; o ex-governador Reinaldo Azambuja; além dos secretários municipais e vereadores da Câmara Municipal.

Circuito Esportivo Solidário – Ainda para comemorar o primeiro ano, a administração do Instituto Acqua promoveu a 1ª edição do Circuito Esportivo Solidário, com percurso de 5 km para caminhada, corrida e ciclismo, na Lagoa Maior, no último dia 25.

O objetivo do evento foi incentivar a doação de sangue e fraldas geriátricas, além de doações para o Hospital. Apoiaram a iniciativa, a Prefeitura de Três Lagoas e parceiros de empresas privadas.